Eleição na OAB-DF esquenta. Em jogo, está o comando de R$ 30 mi anuais
Advogados pré-candidatos a presidente da OAB-DF reforçam as futuras chapas com novos aliados. Veja quem são
atualizado
Compartilhar notícia
As eleições para a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) têm ganhado robustez nas últimas semanas, a partir do reforço das futuras chapas dos pré-candidatos. Está em disputa a chefia de uma instituição com 54 mil advogados ativos e um orçamento anual de, aproximadamente, R$ 30 milhões.
A previsão é que as eleições para o comando da OAB-DF, no triênio de 2025 a 2027, ocorram na segunda semana de novembro de 2024. As chapas só podem ser registradas até 30 dias antes da votação.
Até o momento, são pré-candidatos a presidente da OAB-DF: Cleber Lopes, Everardo Gueiros e Paulo Maurício Braz Siqueira, conhecido como Poli.
Cleber Lopes
Cleber Lopes atua como advogado criminalista. Foi professor de Direito Penal e de Processo Penal por 14 anos, além de conselheiro da OAB-DF, de 2007 a 2009. Também presidiu a 1ª Turma do Tribunal de Ética da OAB-DF e atuou como desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), de 2012 a 2015.
O criminalista tem o apoio da ex-presidente da OAB-DF Estefânia Viveiros. Para as eleições de 2024, se uniu a Thais Riedel, que concorreu no pleito de 2021 e ficou em segundo lugar.
Cleber Lopes também levou para seu grupo a ex-vice-presidente da OAB-DF e conselheira federal, Cristiane Damasceno, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Eduardo Athayde, que romperam com a gestão atual da Seccional. A secretária-geral adjunta do Conselho Jovem da OAB-DF, professora Nauane Buriti, o conselheiro Marco Aurélio da Silva Melo, Amaury Andrade, Carolina Petrarca e Mareska Moreira anunciaram que estarão com o criminalista na disputa.
Everardo Gueiros
Everardo Gueiros é especialista em Direito Processual Civil e Direito Eleitoral. Atuou como conselheiro da OAB-PE e presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados, entre 2010 e 2012. Everardo foi desembargador do TRE-DF, de 2016 a 2018, e secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal.
No grupo de apoio a Everardo, estão o ex-presidente da Comissão dos Advogados Integrantes das Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista do Distrito Federal Bernardo Barcellos e a presidente da Comissão das Mulheres da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Glaucia Souto.
A ex-secretária-geral adjunta da OAB-DF Andrea Saboia também anunciou que apoiará a oposição nas eleições de novembro. Ela sinalizou união política com Everardo, em junho.
Paulo Maurício
Paulo Maurício, o Poli, atuou como tesoureiro da OAB-DF entre 2019 e 2021 e, atualmente, é o secretário-geral da Seccional. Tem pós-graduação e mestrado em Direito Tributário, área na qual atua como advogado e professor universitário.
Poli é o pré-candidato do atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior. O advogado tem construído uma frente que inclui Renata Amaral e Guilherme Campelo, candidatos a presidente na eleição anterior, e o ex-presidente do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) Zélio Maia, que integrava o grupo de Cleber Lopes.
A ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e advogada Maria Claudia Bucchianeri também declarou apoio à pré-candidatura de Poli.