metropoles.com

Dono de chácara é indiciado por ajuda a Lázaro: “Impôs obstáculos”

Elmi Caetano Evangelista foi indiciado pela Polícia Civil de Goiás, pelos crimes de favorecimento pessoal e porte ou posse ilegal de arma

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/ Metrópoles
Elmi Caetano Evangelista, acusado de dar guarida a Lázaro Barbosa
1 de 1 Elmi Caetano Evangelista, acusado de dar guarida a Lázaro Barbosa - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

A Polícia Civil de Goiás indiciou o chacareiro Elmi Caetano Evangelista, 74 anos, por ajudar Lázaro Barbosa, 32 anos, a se esconder da polícia. O relatório policial foi encaminhado ao Fórum da Comarca de Cocalzinho de Goiás na terça-feira (29/6).

A Subdelegacia de Polícia de Cocalzinho de Goiás o indiciou pelo crime de favorecimento pessoal, caracterizado por “auxiliar a subtrair-se à ação de autoridade pública autor de crime”. A pena é de um ano a seis meses de prisão e multa. Ele também foi indiciado pelo crime de posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Elmi Caetano está preso desde quinta-feira (24/6), após impedir a entrada de policiais em sua propriedade e o seu caseiro afirmar que o foragido estava frequentando o local durante a megaoperação de buscas ao criminoso. Lázaro foi encontrado na última segunda-feira (28/6) e morreu após confronto com a polícia.

Segundo relatório da Subdelegacia de Polícia de Cocalzinho de Goiás, escrito pelo delegado Rafhael Neris Barboza e ao qual a coluna Grande Angular obteve acesso com exclusividade, Elmi Caetano “tentava, a todo custo, atrapalhar as buscas pelo criminoso Lázaro”.

“Não restam dúvidas de que a conduta do conduzido (Elmi Caetano) se amolda aos crimes supramencionados, fato este que se torna ainda mais grave diante da situação em que foi praticado. A força-tarefa montada pela segurança pública estava há dias nas buscas por Lázaro e este produtor rural tentou de todas as formas impor obstáculos à força-tarefa e auxiliar o criminoso. Fato este que põe em dúvida se Elmi não teria auxiliado Lázaro em outras ações e crimes”, assinalou o delegado.

O caseiro de Elmi Caetano, Alain Reis de Santana, não foi indiciado pela polícia. O delegado escreveu que “não restou provado dolo na conduta” de Alain, “nem em apoiar o criminoso, nem em possuir armas (claramente de propriedade de seu patrão, ora indiciado)”. “Salientando ainda o fato de que Alain colaborou o tempo todo com as forças de segurança, ao contrário de seu patrão, que tentava a todo custo atrapalhar as buscas pelo criminoso Lázaro”, pontuou.

6 imagens
Carro de Elmi foi apreendido
Uma das armas teria sido roubada por Lázaro durante a fuga
Munição apreendida com suspeito de ajudar Lázaro Barbosa
Secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda fala em "rede de psicopatas"
Lázaro Barbosa foi morto no dia 28 de junho de 2021
1 de 6

O caseiro Alain Reis de Santana e o fazendeiro Elmi Caetano Evangelista foram presos, acusados de ajudar Lázaro a fugir

Reprodução
2 de 6

Carro de Elmi foi apreendido

Material cedido ao Metrópoles
3 de 6

Uma das armas teria sido roubada por Lázaro durante a fuga

Divulgação/SSP-GO
4 de 6

Munição apreendida com suspeito de ajudar Lázaro Barbosa

Divulgação/SSP-GO
5 de 6

Secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda fala em "rede de psicopatas"

Hugo Barreto/Metrópoles
6 de 6

Lázaro Barbosa foi morto no dia 28 de junho de 2021

Reprodução
O que diz a defesa do caseiro

Advogado de Alain, Adenilson Santos disse que a decisão da PCGO de não indiciar o caseiro é “correta e justa”: “Desde a audiência de custódia, a nossa argumentação era de que se tratava de um grande mal-entendido. A gente lamenta que tenha sido preso em flagrante e tenha sido feita representação pela prisão preventiva dele pela autoridade policial, e inclusive pelo Ministério Público, inicialmente. A gente lamenta isso, porque demonstra que, em casos midiáticos, injustiças podem acontecer. Mas, no caso aqui, foi esclarecido em período curto de tempo, embora o senhor Alain tenha ficado mais de 24 horas preso, mesmo sem ter cometido crime algum”.

A coluna entrou em contato com o advogado de Elmi Caetano e aguarda o retorno. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?