Dono da União Química é único empresário brasileiro convidado por fórum russo
Fernando Marques participa, em São Petersburgo, do evento considerado “Davos russo”, com presença de maiores fabricantes de vacina do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Fernando Marques foi o único empresário brasileiro a ser convidado pelo governo russo para participar do Fórum Internacional de São Petersburgo, evento que ocorre até sábado (5/6) na segunda maior cidade da Rússia. Ele é dono da União Química, laboratório responsável pela fabricação da Sputnik V no Brasil.
“Graças à parceria com o governo russo, a União Química foi a primeira empresa da América Latina a produzir o IFA [Insumo Farmacêutico Ativo] de uma vacina contra a Covid-19, a Sputnik V. Estamos fazendo investimentos para colocar nossa empresa e o Brasil no rol dos maiores produtores de vacinas no mundo”, afirmou o empresário sobre o bloco econômico Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul (BRICS).
Com previsão de 5 mil participantes, um quarto do público de costume, o fórum declarou ter adotado medidas sanitárias, como testes PCR obrigatórios aos convidados.
Nesta sexta-feira (4/5), quando é esperada a presença do presidente da Rússia, Vladimir Putin, o representante da farmacêutica brasileira assinará termos de cooperação tecnológica e comerciais com o setor privado russo. Considerado o “Davos russo” , o evento conta com a presença dos maiores fabricantes de insumos e vacinas contra a Covid-19 no mundo.
A assinatura ocorrerá no mesmo dia em que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz reunião para analisar os pedidos de autorização excepcional e temporária para importação e distribuição das vacinas Sputnik V e Covaxin.
Em abril, a agência rejeitou a importação e o uso da vacina russa Sputnik V pelo Brasil, ao considerar que o imunizante poderia trazer riscos à saúde.