metropoles.com

Distrital propõe isenção de IRPF a bombeiros em serviço voluntário

Isenção pedida ao governo federal se daria de forma extraordinária e valeria para bombeiros ativos e inativos que exerçam serviço voluntário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal combate incêndio na floresta nacional de Brasília fogo cerrado metrópoles 11
1 de 1 Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal combate incêndio na floresta nacional de Brasília fogo cerrado metrópoles 11 - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto

O deputado distrital Ricardo Vale (PT) encaminhou, nesta quarta-feira (18/9), um ofício ao governo federal para pedir a isenção extraordinária do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) incidente sobre a gratificação por serviço voluntário de bombeiros militares do Distrito Federal.

O texto do documento detalha que a medida valeria para bombeiros ativos ou inativos, como um “incentivo financeiro direto, aumentando a motivação e a disponibilidade dos militares para se engajarem nas missões voluntárias e, consequentemente, reforçarem as medidas de combate aos incêndios que hoje assolam o DF”.

“Além disso, a isenção tributária é um reconhecimento do valor inestimável do trabalho dos bombeiros militares, que arriscam suas vidas para proteger a população, nossa fauna e nossa flora”, ressaltou o deputado no documento. “Com mais recursos humanos, a resposta às emergências pode ser mais rápida e eficaz, reduzindo os danos causados pelos incêndios e protegendo vidas e propriedades.”

Além disso, para Vale, a medida atrairia bombeiros inativos às atividades, “ampliando a força de trabalho disponível para o combate aos incêndios”.

“Do ponto de vista econômico, a isenção aqui pretendida é perfeitamente compensada pelos benefícios indiretos da medida, como a redução dos custos com danos materiais e de saúde pública decorrentes dos incêndios. Menos incêndios significam menos gastos com reconstrução e com tratamento de doenças respiratórias causadas pela fumaça”, pontuou o distrital.

Atualmente, a proposta é objeto de debate no Congresso Nacional, em caráter mais amplo, de forma permanente e não emergencial, por meio do Projeto de Lei (PL) nº 3.340/2023.

Até o momento, o texto apresentado pelo deputado federal Alberto Fraga (PL-DF) foi aprovado na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?