metropoles.com

Distritais recorrem da decisão que manteve reajuste nas passagens

Quatro deputados apresentaram recurso, nessa quarta-feira (22/01/2020), na tentativa de derrubar o aumento nas tarifas de ônibus e metrô

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onibus-aumento-9
1 de 1 Onibus-aumento-9 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quatro deputados distritais recorreram, nessa quarta-feira (22/01/2020), da decisão judicial que manteve o aumento das passagens de ônibus e metrô no Distrito Federal. 

A justificativa do governo para reajustar os preços era o equilíbrio das contas, uma vez que o GDF paga parte do sistema. O aumento de 10% passou a valer em 13 de janeiro.

Juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública do DF, Roque Fabrício Antonio de Oliveira Viel negou, em 17 de janeiro, pedido para barrar a elevação dos preços das tarifas. E o magistrado decidiu pela extinção do processo movido por Chico Vigilante (PT), Arlete Sampaio (PT), Fábio Felix (PSol) e Reginaldo Veras (PDT).

Os deputados alegam que o GDF reduziu o valor que repassa às empresas do transporte público coletivo, a chamada tarifa técnica, e reverteu aos passageiros o “ônus de manter equilibrado o sistema”.

Segundo o documento dos distritais, o GDF pagou, em 2018, R$ 276 milhões a título de complementação tarifária. O número teria caído para R$ 114 milhões em 2019.

“Não tendo sido demonstrada a finalidade precípua de melhoria no serviço, daí porque tal medida, além de desproporcional e irrazoável, ser ofensiva à moralidade administrativa, pois se distancia, a toda evidência, do interesse geral coletivo”, destacaram os deputados.

Chico Vigilante disse à coluna que os parlamentares esperam uma resposta da Justiça sobre o assunto. “Há dezenas de sentenças semelhantes nas quais a ação popular valeu para esse tipo de procedimento”, afirmou Vigilante.

Secretaria de Transporte e Mobilidade pontuou, em nota, que “Câmara Legislativa é um poder autônomo com total direito de recorrer da decisão ao judiciário”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?