metropoles.com

Distritais preparam medida para estender plano de saúde da CLDF

Mudança favorecerá os próprios parlamentares, que poderão utilizar o benefício por cinco anos após o fim do mandato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF vota criação do Instituto HB
1 de 1 CLDF vota criação do Instituto HB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

No último dia de votações da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputados se mobilizam para estender um benefício a eles próprios. A Mesa Diretora da Casa se programa para apresentar e submeter ao plenário uma medida que estenderá a permissão de utilização do cobiçado plano de saúde do Legislativo local, o Fascal, considerado um dos melhores do país.

Hoje, os ex-distritais podem continuar utilizando o benefício por até dois anos após o fim do mandato. A regra também se aplica para ex-servidores. Mas a ideia dos parlamentares é ampliar esse prazo para cinco anos.

“Recebemos algumas sugestões e vamos discuti-las. Mas com cuidado, para evitar impactos nas contas e privilégios”, disse o presidente da CLDF, Joe Valle (PDT).

De saída do Legislativo, Valle destacou que também serão discutidos os valores da adesão ao plano. “Vamos debater se os ex-parlamentares pagarão o mesmo que os distritais em exercício”, frisou.

O projeto, se aprovado, vai beneficiar imediatamente 16 parlamentares que não se reelegeram e deixarão os mandatos a partir de 31 de dezembro.

Gasto milionário
O balanço mais atualizado das despesas referentes ao plano de saúde da CLDF é de 2015. Nesse documento, foram registrados gastos de R$ 25 milhões para o pagamento do benefício. Embora o projeto esteja pronto para ser votado, os parlamentares não souberam informar qual seria o impacto da nova medida.

Um dos articuladores da alteração foi o distrital Wasny de Roure (PT). O petista chegou a esboçar uma redação do projeto de ampliação do benefício, mas acabou avaliando que a apresentação do tema diretamente pela Mesa Diretora seria menos desgastante.

Ao Metrópoles, Wasny reconheceu que seria beneficiado: “É de meu interesse e de outros. Estive na CLDF por vários mandatos. Quando assinei o contrato com o Fascal, a lei previa que o benefício continuaria por cinco anos. Com a medida, só iríamos retomar esse direito”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?