DF terá esquema especial de segurança para receber presidente chinês
Trânsito da capital sofrerá intervenções e a área central de Brasília terá reforço na segurança, que já está em alerta desde explosões
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal terá um esquema especial de segurança em razão da visita do presidente chinês Xi Jinping a Brasília.
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) informou à coluna que haverá intervenções e restrições de acessos de veículos na Esplanada dos Ministérios, nesta quarta-feira (20/11).
Segundo a SSP-DF, o trânsito na Esplanada será liberado “após avaliação técnica de segurança”. Outros pontos da capital do país sofrerão intervenções pontuais e temporárias para o deslocamento das autoridades estrangeiras.
A pasta disse que haverá, também, reforço policial na área central de Brasília, assim como em outros pontos estratégicos. “O efetivo empregado das forças de segurança não é divulgado, por razões de segurança e estratégia”, afirmou.
As forças de segurança da capital do país já estão em alerta desde a última quarta-feira (13/11), quando Francisco Wanderley Luiz explodiu um carro no estacionamento do Anexo 4 da Câmara dos Deputados e jogou artefatos explosivos em direção do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele morreu após deitar a cabeça sobre um dos explosivos, no chão em frente ao STF.
A comitiva de Xi Jinping ocupará um hotel inteiro, próximo do Palácio da Alvorada, residência do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Poder Executivo brasileiro receberá o líder chinês no Alvorada, na quarta-feira.
Xi Jinping e líderes de outras nações vêm ao Brasil para participar da Cúpula do G20, encontro dos representantes de 19 países membros, da União Africana e da União Europeia que ocorrerá no Rio de Janeiro, nestas segunda (18/11) e terça-feira (19/11).