metropoles.com

Detran assina novo contrato emergencial de manutenção de pardais

Empresa contemplada pelo acordo milionário é a Sitran, alvo de questionamento do MPDFT sobre possíveis irregularidades em 2019

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/Especial Metrópoles
Pardal
1 de 1 Pardal - Foto: Raimundo Sampaio/Especial Metrópoles

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) assinou contrato emergencial com a empresa Sitran – Comércio e Indústria Eletrônica Ltda. para a prestação de serviços contínuos de fornecimento, instalação, operação e manutenção de equipamentos de fiscalização eletrônica.

O valor global estimado é de R$ 8.656.793,30. O Contrato nº 1/2020 foi assinado em 27 de janeiro, e o extrato do documento seguiu para publicação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na última segunda-feira (03/02/2020).

Confira o documento:

Os equipamentos afetados pelo acordo são os classificados como Reit III, que são instalados em semáforos e flagram violações, como o avanço irregular dos veículos; e os de reconhecimento automático de placas, verificação do percurso de origem-destino e tempo de percurso, entre outros. O contrato expira em julho de 2020.

Veja trecho do acordo:

Em maio de 2019, suspeitas de irregularidades em contrato de manutenção de semáforos derrubaram o então diretor-geral do Departamento de Trânsito, Fabrício Moura.

A decisão foi tomada pelo governo após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrar explicações do órgão sobre uma licitação milionária para a troca de equipamentos por outros modelos mais modernos.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) instaurou inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no contrato emergencial, firmado com a Sitran.

A empresa presta serviços de manutenção ao Detran-DF há, pelo menos, 25 anos e é de propriedade de Lourival Ferreira Gomes, irmão do deputado distrital José Gomes (PSB).

O parlamentar teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por suspeita de abuso de poder econômico e compra de votos, mas permanece no exercício do cargo à espera de julgamento de recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O Detran-DF não havia se manifestado sobre o assunto até a última atualização deste texto. O espaço continua aberto.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?