Desembargador do TJDFT reclama ao vivo de advogado sem paletó. Vídeo
O desembargador da 8ª Turma Cível do TJDFT Arquibaldo Carneiro Portela criticou o advogado Thiago Barbosa por não ter colocado o paletó
atualizado
Compartilhar notícia
Um climão tomou de conta da 8ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) durante a sessão desta quarta-feira (1º/12), após o desembargador Arquibaldo Carneiro Portela reclamar, ao vivo, de um advogado que estava sem paletó.
“Presidente, inicialmente eu até estranho, porque, na minha turma lá, a gente não faz [sessão] sem paletó e gravata. Eu estou até vendo que o paletó está na cadeira. Acho que o nobre advogado esqueceu de fazer uso”, disse.
Ministro Néfi Cordeiro, do STJ, aparece sem as calças durante julgamento
Desembargadores em conversa íntima: “Levarei duas. A loira é do Xisto”
Em seguida, o advogado Thiago Barbosa mostra a gravata, que estava vestindo, e Portela retruca: “O senhor está de gravata, não de paletó, né?! Eu estou de toga. Já passou, isso cabe ao presidente. Eu só estranhei, porque, na minha turma, a gente não permite. Só uma dica: para a próxima, colocar toga e gravata”.
Veja vídeo:
O desembargador do TJDFT comparou o caso com o recente episódio em que um advogado foi retirado da videoconferência da 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 24 de novembro, por estar sem gravata. O ministro Luis Felipe Salomão pediu para que o advogado Leandro João Lyra se retirasse da reunião por não estar com “traje adequado”.
Portela disse: “Lá no STJ, [o advogado] tirou a gravata… Imagine o paletó. Não se faz nem audiência sem paletó, porque sou obrigado a fazer de toga. Todos nós: o promotor, o juiz. E o advogado chega lá sem estar devidamente trajado”.
Arquibaldo Carneiro Portela tomou posse como desembargador do TJDFT na última sexta-feira (26/11). O magistrado ingressou no órgão em 1994, como juiz de direito substituto, e foi promovido ao cargo de desembargador pelo critério de antiguidade, em função da aposentadoria de João Timóteo de Oliveira.