Deputados querem Bolsonaro como cidadão honorário de Brasília
Uma proposta de decreto legislativo protocolada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) dá a Bolsonaro título de cidadão honorário
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) protocolou, nesta terça-feira (3/10), a proposta de decreto legislativo que concede título de cidadão honorário de Brasília ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL). Roosevelt Vilela (PL) assina como coautor do documento, que também tem o apoio de Thiago Manzoni (PL) e Joaquim Roriz Neto (PL).
A proposta assinada pelos parlamentares diz que “Bolsonaro continua sendo o presidente mais amado pelo povo do Distrito Federal de todos os tempos”. “Em 2018, obteve 69,99% dos votos da capital e, na última votação, em 2022, recebeu 58,81% dos votos válidos, totalizando 1.041.331 votos”, relata trecho do projeto.
O documento cita que, enquanto presidente, Bolsonaro implementou políticas e medidas que tiveram impacto na capital do país, como o programa de segurança Em Frente, Brasil, assim como investimentos em infraestrutura.
Para que Bolsonaro vire cidadão honorário de Brasília, o projeto precisa ser aprovado pela maioria absoluta dos membros da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), ou seja, 13 dos 24 deputados.
A proposta é apresentada em meio às investigações em torno de Bolsonaro sobre possível desvio de presentes recebidos pela Presidência da República, plano golpista, fraude em carteira de vacinação contra Covid-19 e uso da máquina pública para impedir voto de eleitores no 2º turno das eleições de 2022.