metropoles.com

Deputado vai à PGR contra Bia Kicis após tentativa de golpe na Bolívia

O deputado distrital Fábio Felix fez uma representação na PGR contra Bia Kicis após deputada comentar tentativa de golpe

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Câmara dos Deputados
Deputada Bia Kicis confunde deputada com pessoa de fora da Câmara
1 de 1 Deputada Bia Kicis confunde deputada com pessoa de fora da Câmara - Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados

O deputado distrital Fábio Felix (PSol) fez uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) na qual acusa a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) de incitação ao crime envolvendo a tentativa de golpe na Bolívia.

Segundo Felix, Bia Kicis “incitou publicamente animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, ao celebrar a conflagração militar ocorrida em país vizinho, de forma a tomá-la como exemplo do que deveria, em seu entender, ocorrer no Brasil”.

A deputada federal compartilhou nessa quarta-feira (26/6), no X (antigo Twitter), uma publicação que noticia a tentativa de tomada de poder na Bolívia pelo general José Zúñiga e afirma que ele anunciou a libertação de todos os presos políticos, incluindo a ex-presidente Jeanine Añez, condenada a 10 anos de prisão por golpe de Estado contra Evo Morales. Ao repostar o assunto, Bia Kicis comentou: “Graças a Deus!”. Veja:

Publicação de Bia Kicis sobre tentativa de golpe na Bolívia
3 imagens
Deputada federal Bia Kicis (PL-DF) também esteve presente no evento promovido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto
1 de 3

Bolsonaro e Bia Kicis

Carolina Antunes/PR
2 de 3

Divulgação
3 de 3

Deputada federal Bia Kicis (PL-DF) também esteve presente no evento promovido pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Em vídeo publicado no dia seguinte, Bia Kicis negou ter comemorado tentativa de golpe na Bolívia. “Certo é que a libertação de presos políticos seria algo a ser muito comemorado”, afirmou.

“Inclusive, a ex-presidente da Bolívia, a Jeanine Ãnez, está presa e foi condenada a 10 anos de prisão simplesmente porque ela cumpriu a Constituição lá e assumiu a presidência em um vácuo que houve antes de o Evo Morales voltar ao Poder. Eu já estive com a filha dela, sei do sofrimento da família dessa mulher e vou comemorar muito o dia que ela e tantos outros presos políticos da Bolívia sejam soltos”, disse a parlamentar no vídeo publicado nessa quinta-feira (27/6).

Felix pediu à PGR que instaure inquérito contra Bia Kicis. “Por se tratar de uma liderança política com mandato no Congresso Nacional, e com trajetória na promoção e difusão de teses conspiratórias para insuflar insurgências cívico-militares contra governos democraticamente eleitos, é certo que seu comentário produz consequências na promoção de animosidade entre as Forças Armadas e o governo civil e na organização de novas empreitadas golpistas”, afirmou.

O deputado do PSol comparou a tentativa de golpe na Bolívia, ocorrida esta semana, com os atos antidemocráticos de 8 de janeiro. O parlamentar disse à PGR que Bia Kicis “foi fundamental na articulação de teorias conspiratórias sobre os resultados eleitorais que impulsionaram o ímpeto golpista e contribuíram para a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro”.

A coluna acionou a deputada federal sobre a representação. A parlamentar disse que, “no Brasil do PT do Lula e seus puxadinhos, a moda é perseguir opositores, inventar crimes que não existem e liberar aqueles que cometem crimes de verdade”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?