Deputado sugere a Lula que assine MP do reajuste em evento com PMs do DF
O deputado distrital Hermeto sugeriu a Lula que repita um evento realizado em 2009, no qual o presidente foi aplaudido por policiais
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Hermeto (MDB) disse que sugeriu ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a assinatura da medida provisória do reajuste salarial das forças de segurança em evento com a presença de policiais e bombeiros militares do DF.
A ideia do deputado é que a cerimônia possa “distensionar” a relação entre o governo federal e a Polícia Militar do DF (PMDF) após indícios de que integrantes da corporação facilitaram a invasão da sede dos Três Poderes, em 8 de janeiro, por vândalos que não aceitaram a eleição de Lula como presidente.
Durante a assinatura do projeto de lei que abre espaço no orçamento para reajuste das forças de segurança do DF, no último 28 de junho, Hermeto lembrou ao chefe do Executivo do sucesso de um evento realizado em 2009, no Ginásio Nilson Nelson, e que contou com a presença de PMs. Na ocasião, Lula era o presidente e sancionou a Lei nº 12.086, que reestruturou a corporação.
“Mais de 2 mil policiais militares e bombeiros e aplaudiram o Lula nesse dia”, disse Hermeto à coluna.
Reajuste
O Congresso Nacional aprovou, na última quarta-feira (12/7), o projeto de lei que abre espaço no orçamento federal para concessão do aumento salarial de, em média, 18%. O acordo do governo federal é para conceder a primeira parcela, de 9%, em julho de 2023 e a segunda, de mais 9%, em janeiro de 2024.
Para que a recomposição salarial dos policiais civis, militares e bombeiros do DF saia do papel, faltam a sanção do projeto de lei a publicação da medida provisória pelo presidente. Lula está em Bruxelas e deve retornar ainda esta semana.
Como as forças de segurança da capital da República são pagas com recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do DF (FCDF), quaisquer mudanças salariais dependem do governo federal e do Congresso.