Deputado propõe criar Parlamento Jovem Distrital para alunos na CLDF
O objetivo é possibilitar a alunos de escolas públicas e privadas da capital do país a participação ativa na CLDF
atualizado
Compartilhar notícia
Um projeto de resolução protocolado na última sexta-feira (22/3), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), prevê a criação do Parlamento Jovem Distrital. O objetivo é possibilitar a alunos de escolas públicas e privadas da capital do país a participação ativa na CLDF.
Segundo a proposta, de autoria do deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP), 24 estudantes de até 19 anos, dos quais 12 devem ser de escolas da rede pública, irão participar de uma jornada parlamentar que durará três dias e terá direito à “diplomação, posse e exercício do mandato”. O “mandato” ocorreria durante recesso parlamentar.
Se aprovada a proposta do deputado, os jovens terão oportunidade de apresentar projetos de lei após obter assinaturas equivalentes a 1% do eleitorado do DF.
No caso das propostas de autoria dos alunos, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) não poderá rejeitá-las por questões técnicas, mas deverá adaptar a redação do texto às regras vigentes. Veja o proejto:
“A participação ativa na política desde cedo é fundamental para o desenvolvimento da consciência cidadã e para a formação de uma sociedade mais participativa e engajada. Com o Parlamento Jovem, os jovens poderão conhecer de perto o funcionamento do Poder Legislativo, entender suas atribuições e contribuir com novas ideias e perspectivas”, diz a justificação do projeto do deputado Pastor Daniel de Castro que cria o Parlamento Jovem.
O Senado Federal possui um projeto semelhante, o Jovem Senador, por meio do qual estudantes do ensino médio das escolas públicas vão à Casa conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo.