Deputado faz apelo ao STF pela volta de Ibaneis: “Tristeza no olhar”
O deputado federal Rafael Prudente fez apelo ao Supremo Tribunal Federal para o fim do afastamento de Ibaneis Rocha
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Rafael Prudente (MDB-DF) fez um apelo ao Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (2/3), pela volta de Ibaneis Rocha (MDB) ao cargo de governador do Distrito Federal.
Em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, Prudente disse que percorreu as ruas do DF nas últimas semanas e viu “a tristeza muitas vezes no olhar dos moradores da cidade, que a todo momento perguntam quando Ibaneis Rocha vai voltar e que dia ele volta a sentar na cadeira que nós escolhemos para estar ocupando no Palácio do Buriti”.
“Fica aqui o meu apelo ao Supremo Tribunal Federal para que restabeleça o brilho nos olhos dos moradores aqui da nossa cidade. Esperamos o bom senso”, afirmou.
Assista ao discurso
Prudente é aliado político de Ibaneis. Ele preside o diretório regional do MDB no DF, ao qual o governador afastado é filiado.
Antes de Prudente, um rival de Ibaneis também fez apelo ao STF pelo retorno do governador. No Plenário da Câmara, Alberto Fraga (PL-DF) afirmou ser adversário político do emedebista, mas avalia que o afastamento é “ditatorial”.
“É bem verdade que a vice-governadora está fazendo um belo trabalho, mas nós temos que entender que quem foi eleito democraticamente foi Ibaneis Rocha”, declarou Fraga.
Ibaneis foi afastado do cargo do governador do DF em 8 de janeiro, após a invasão e a depredação das sedes dos Três Poderes. No dia seguinte, a defesa de Ibaneis pediu ao STF o fim do afastamento.
A solicitação dos advogados enviada ao ministro do STF Alexandre de Moraes cita o relatório da PF segundo o qual Ibaneis não teria sido omisso diante dos atos golpistas de 8 de janeiro. O pedido a Moraes diz que o governador “atuou concretamente, antes do dia dos fatos, para desmobilizar os acampamentos que se encontravam na frente dos quartéis”.