Deputado diz que redação final do PPCub tem “surpresa” não aprovada
Deputado da oposição, Fábio Felix apresentou recurso no qual diz que um item foi excluído do PPCub sem aprovação
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Fábio Felix (PSol) apresentou recurso à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) no qual afirma que a redação final do Plano de “Preservação” do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) excluiu um trecho sem aprovação dos parlamentares.
Segundo Fábio Felix, foi excluído do PPCub o item segundo o qual a concessão de direito real de uso de área pública permitida pela lei será onerosa, ou seja, terá custo para quem ocupar terreno público. O parlamentar destacou que a retirada desse inciso deveria ser precedida da aprovação de emenda supressiva, o que não ocorreu.
As atividades da CLDF serão retomadas na próxima terça-feira (6/8), após período de recesso. Fábio disse que pedirá que a análise do recurso seja feita pelos deputados em plenário neste dia.
O PPCub foi aprovado pela CLDF no dia 19 de junho, sob fortes críticas de especialistas em arquitetura e urbanismo, órgãos de preservação e representantes de moradores. A redação final foi publicada pela Casa no dia 16 de julho e seguiu para análise do governador Ibaneis Rocha (MDB), a quem caberá sancionar ou vetar itens da lei.
O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), disse que a CLDF vai analisar os recursos e se houve erro, “vai apurar com todo o rigor”.
Retirado
O deputado Fábio Felix voltou atrás em relação a um outro recurso que tratava da previsão de elaboração de estudos específicos para ampliação de diversificação dos usos e das atividades permitidas para o Trecho 2 do Setor de Clubes Esportivos Sul (SCES).
O parlamentar, inicialmente, apontou que essa permissão constava em uma emenda inadmitida pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) durante a votação do PPCub. Mas, horas depois, Felix corrigiu a informação e disse que, na verdade, a emenda foi admitida após correção oral do presidente da CCJ, Thiago Manzoni (PL).