Deputado distrital Claudio Abrantes busca entendimento para deixar PDT
Claudio Abrantes discursou em tom de despedida durante reunião com membros do PDT Nacional e do DF, na noite desta terça-feira
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Claudio Abrantes busca entendimento com o PDT para deixar o partido sem haver briga pelo mandato. Durante reunião com integrantes do PDT Nacional e do DF, na noite desta terça-feira (3/8), o parlamentar discursou em tom de despedida.
A coluna apurou que Abrantes declarou a impossibilidade de permanecer no partido, em função de o PDT ter um projeto para disputar cargo majoritário nas eleições de 2022. A questão é que Abrantes é apoiador do governador Ibaneis Rocha (MDB), que pretende concorrer à reeleição.
O deputado só poderia trocar de partido sem risco de perder o mandato para o PDT durante a janela partidária, que ocorre seis meses antes das eleições. A saída para Abrantes, por enquanto, é uma desfiliação amigável, em acordo com o PDT.
Sem Abrantes, o PDT continuaria com apenas um parlamentar na Câmara Legislativa do DF (CLDF), o deputado distrital Professor Reginaldo Veras.
Claudio Abrantes está no 4º mandato de deputado distrital. Ele se filiou ao PDT em 2018, após um ano sem estar vinculado a qualquer legenda. Em 2017, o parlamentar deixou a Rede.
Nas eleições de 2018, Abrantes apoiou a candidatura de Ibaneis ao GDF, mesmo o PDT integrando outra chapa. À época, ele conseguiu um salvo-conduto do partido para seguir um projeto diferente da sigla.
Claudio Abrantes é policial civil aposentado, ator e professor. Ele está no 4º mandato de deputado distrital. O político cresceu em Planaltina, onde ficou conhecido por encenar Jesus na tradicional Paixão de Cristo do Morro da Capelinha, por mais de 10 anos.
A coluna Grande Angular procurou o deputado distrital Claudio Abrantes para comentar a possível saída do PDT, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.
Eliana Pedrosa
A pauta principal da reunião do PDT nesta terça-feira, em Brasília, foi a filiação da ex-deputada distrital Eliana Pedrosa. Apesar de algumas divergências, no fim, o partido aprovou a entrada de Eliana, de olho em 2022.