Deputado apresenta projeto para criar Dia do Orgulho Heterossexual
Proposta de parlamentar da CLDF quer que “Dia Distrital do Orgulho Heterossexual” seja “comemorado” todo ano, no 3º domingo de dezembro
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP) apresentou um projeto de lei, nesta segunda-feira (12/8), para criar o “Dia Distrital do Orgulho Heterossexual”. A proposta do parlamentar pretende instituir a “comemoração” anual da data, no terceiro domingo de dezembro.
Na justificativa do projeto de lei, o deputado argumenta que o objetivo de criar o “Dia Distrital do Orgulho Heterossexual” é “assegurar o direito à manifestação dos heterossexuais, garantindo que possam expressar a identidade biológica sem sofrer discriminação por isso”.
“Em um momento em que se discute amplamente o respeito à diversidade, é crucial que todos os grupos, independentemente de orientação sexual, tenham o direito de expressar convicções e valores sem medo de retaliação”, completou o parlamentar.
Esta não é a primeira vez que um deputado pastor tenta dedicar uma data específica para os heterossexuais. Em 2017, Rodrigo Delmasso (Republicanos) apresentou proposta para a “Semana de Difusão da Cultura Heterossexual”. O então parlamentar – atualmente secretário da Família do Distrito Federal – acabou por desistir da iniciativa e pediu o arquivamento do projeto.
O novo projeto mal foi apresentado e já gerou repercussão negativa. Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa (CLDF) e primeiro deputado gay assumido na Casa, Fábio Felix (PSol) definiu como “lamentável querer gastar a discussão política do Parlamento para criar um dia do orgulho a um segmento que não sofre vulnerabilidade ou negação de direitos”.
“O orgulho LGBT+ surge para combater a violência e a opressão. Essa iniciativa [do deputado pastor] me parece apenas uma provocação desnecessária”, completou Fábio.
Daniel de Castro é pastor da Igreja Assembleia de Deus de Madureira há mais de 20 anos. Ele se elegeu deputado distrital pela primeira vez em 2022, com 20.402 votos.