metropoles.com

Deputado acusado de transfobia diz que “amigos homossexuais” ficaram indignados

O deputado federal Abílio Brunini negou ter cometido transfobia contra a colega Erika Hilton durante sessão da CPI do 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Câmara dos Deputados
Deputado federal Abílio Brunini em plenário - Met´ropoles
1 de 1 Deputado federal Abílio Brunini em plenário - Met´ropoles - Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

O deputado federal Abílio Brunini (PL-MT) negou, nesta quarta-feira (12/7), ter cometido transfobia contra a deputada Erika Hilton (PSol-SP) durante a CPI de 8 de janeiro realizada no dia anterior.

Durante sessão conjunta do Congresso Nacional nesta quarta, Brunini disse não se lembrar de dirigir a palavra a Erika e a chamou de “aproveitadora” da causa. Ele afirmou que irá acionar o Conselho de Ética contra os parlamentares que o acusaram de transfóbico.

“Esses deputados que estão postando e me acusando de homofóbico. Estou printando e registrando tudo. Vai uns 50 para a Comissão de Ética. Calúnia, difamação e denunciação caluniosa são crimes”, declarou.

Veja a fala de Brunini:

Brunini disse que nunca fez “nenhuma fala homofóbica”: “Repudio a homofobia e não aceito a intolerância. A deputada se aproveita de algo que não ouviu e aí vai me acusando de homofobia. É desrespeito com a causa. É uma aproveitadora aproveitadora dessa causa que traz tanta preocupação para o país.”

O parlamentar afirmou ser arquiteto e ter “inúmeros amigos homossexuais” que lhe questionaram sobre a suposta conduta transfóbica. “São arquitetos, professores que respeito, e vêm me mandar mensagem indignados achando que eu tive conduta como essa”, afirmou.

Durante a oitiva do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse que Brunini foi “homofóbico” e, enquanto Erika estava falando, o deputado teria dito que ela estava “oferecendo serviços”. Após o caos, o presidente da CPI, Arthur Maia (União-BA) informou que o caso será investigado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?