Denúncias de falhas na vacinação contra Covid-19 no DF podem ser feitas pelo WhatsApp
As queixas enviadas pelo número de WhatsApp serão apuradas no âmbito da Comissão Especial de Vacinação da Câmara Legislativa do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Denúncias de irregularidades na vacinação contra a Covid-19 podem ser feitas por meio do WhatsApp, a partir desta segunda-feira (25/1). O número (61) 99904-1681 receberá as reclamações.
O canal é de iniciativa do presidente da Comissão Especial de Vacinação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado distrital Fábio Felix (PSol).
As queixas serão apuradas no âmbito da comissão criada para fiscalizar, na capital federal, a execução do plano de imunização contra o novo coronavírus.
“Recebemos alguns relatos sobre descumprimento da prioridade de imunizações e também muitos questionamentos sobre a transparência desse processo. Solicitamos que a Secretaria de Saúde divulgue uma lista diária com nome e lotação das pessoas que estão sendo vacinadas, e vamos exigir apuração de todas as denúncias que cheguem pela central”, disse Felix.
O número do WhatsApp era usado para colher relatos sobre falhas nos atendimentos relacionados à Covid-19 e a respeito de descumprimento dos protocolos de segurança.
Fura-filas
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) também recebeu denúncias sobre “fura-filas” na vacinação. Na semana passada, o órgão cobrou explicações da Secretaria de Saúde sobre servidores que não integram grupo prioritário, mas receberam a vacina.
A Secretaria de Saúde informou, na última sexta-feira (22/1), que prestou esclarecimentos ao MPDFT sobre possíveis irregularidades. Caso as denúncias sejam confirmadas, a pasta vai instaurar procedimento administrativo.