Denunciada pelo MP, empresa ligada aos Pantazis é credenciada pelo Detran-SP
Alvo da Operação Taxa Alta, do Ministério Público do Paraná, a empresa brasiliense Infosolo agora se chama Logo It S/A
atualizado
Compartilhar notícia
Entre 19 empresas credenciadas pelo Detran do Estado de São Paulo para o registro de financiamento de veículos, está uma companhia de Brasília que ficou conhecida após ser alvo de operação e denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Ligada aos irmãos Alexandre Georges e Basile Pantazis, a antiga Infosolo Informática trocou de nome para Logo It S/A, a fim de continuar atuando no mercado que financiou 5,5 milhões de veículos a compradores só no ano passado.
A alteração da marca veio após a Infosolo ser alvo de duas fases da Operação Taxa Alta, do MP-PR. Os irmãos Pantazis e outras nove pessoas foram denunciadas à Justiça por irregularidades em um credenciamento feito pelo Detran do Paraná para registro de financiamento de veículos, exatamente o mesmo serviço para o qual a empresa foi credenciada em São Paulo.
Recentemente – e já com o novo nome –, a Logo It apareceu em uma publicação do Detran de São Paulo como uma das oito empresas credenciadas para prestar o serviço de registro de financiamento de veículos. O comunicado da autarquia foi publicado no dia 3 de julho.
Veja a publicação:
Em agosto de 2020, a 12ª Vara Criminal de Curitiba recebeu a denúncia do MP-PR contra os empresários Alexandre Georges e Basile Pantazis. Outras quatro pessoas ligadas à Infosolo (atual Logo It) e cinco servidores públicos viraram réus.
A Infosolo trocou de nome após a deflagração das duas fases da Operação Taxa Alta, do MP-PR. Segundo apontou o Ministério Público na denúncia oferecida à Justiça, com a mudança da marca da empresa, Alexandre e Basile renunciaram oficialmente às funções na Infosolo. E Armindo Jerônimo da Mata, ex-diretor financeiro da Infosolo, tornou-se diretor da Logo It.
Em nota à coluna Grande Angular, o Detran-SP disse que a Diretoria de Veículos vai enviar um ofício ao Detran do Paraná para obter mais informações sobre a Logo It. Mas o órgão informou que não foi notificado, até o momento, sobre qualquer irregularidade da empresa.
O Detran-SP afirmou que a Logo It S/A está credenciada no órgão “para desempenhar as atividades previstas na Resolução CONTRAN 807/2020 e Portaria DETRAN nº 465/2016”. Segundo a autarquia, além da Logo It, existem, atualmente, mais 18 estabelecimentos credenciados no estado de São Paulo e que são remunerados pelas instituições financeiras, seguindo a lógica de mercado.
Operação Taxa Alta
De acordo com a investigação, funcionários públicos do Detran-PR atuaram para beneficiar a Infosolo no credenciamento para registro digital de financiamento de veículos.
Segundo o MP-PR, sem concorrência, a Infosolo teria cobrado taxas mais altas do que as praticadas em outros estados, arrecadando, irregularmente, quase R$ 80 milhões, entre novembro de 2018 e junho de 2019.
As 11 pessoas respondem pelos crimes de organização criminosa, abuso de poder econômico, falsidade ideológica, irregularidade na inexigibilidade de licitação e vantagem na execução de contrato.
Até o momento, o caso não foi julgado pela 12ª Vara Criminal de Curitiba e não há audiências marcadas. Porém, já foram apresentadas as respostas dos réus à acusação.
O outro lado
Em nota, a Logo It afirmou que “a Infosolo é uma das maiores empresas brasileiras do setor de tecnologia e referência no desenvolvimento de produtos para os setores público e privado”.
Segundo a empresa, desde 2019 ela “vem passando por um processo de profissionalização de sua gestão, com inúmeras mudanças gerenciais, aliado a um programa de compliance realizado em conjunto com a KPMG”.
“Com a ajuda das melhores consultorias do mercado, tanto na área operacional quanto de gestão, marketing e de assessoramento jurídico, a empresa está reajustando seu posicionamento de mercado. Processo que ocorre também por meio de rebranding do grupo, que hoje se chama Logo It”, afirmou.
A Logo It disse que “está credenciada e atuando junto ao Detran-SP desde 2018, realizando cerca de 400 registros ao mês, num mercado que registra aproximadamente 160 mil contratos no mesmo período, o que significa 0,0025% de participação no mercado”.
A coluna acionou o Detran-SP e aguarda retorno. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.