Dengue: vacinação no DF começa nesta 6ª para crianças de 10 e 11 anos
Diminuição da faixa etária do público-alvo se deu após recebimento de menos doses do que o esperado. Imunização começa às 8h desta 6ª feira
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou que a vacinação contra a dengue na capital do país vai começar nesta sexta-feira (9/2) apenas para crianças de 10 e 11 anos. A medida, antecipada pelo Metrópoles, se deve devido à quantidade de vacinas enviadas à capital do país.
Inicialmente, a Secretaria de Saúde (SES-DF) esperava receber do Ministério da Saúde 194 mil doses do imunizante Qdenga, da fabricante japonesa Takeda. A quantidade seria suficiente para a primeira aplicação em todo o público de 10 a 14 anos morador do Distrito Federal.
Contudo, o DF recebeu apenas 71.078 doses nesta quinta-feira (8/2) – 36% a menos que o esperado e o suficiente apenas para crianças de 10 e 11 anos.
Toda a estrutura necessária está pronta para receber a população dessa faixa etária a partir das 8h desta sexta-feira (9/2), em 15 unidades básicas de saúde (UBS) definidas pela SES-DF (veja a lista abaixo).
Em 10 delas, os atendimentos vão ocorrer das 8h às 17h; nas demais, das 13h às 17h. Além disso, as unidades de saúde listadas vão abrir durante o feriado prolongado de Carnaval, desta sexta (9/2) até terça-feira (13/2). Não é necessário agendar horário.
Confira os endereços das UBS por região de saúde:
Central
UBS 2 da Asa Norte
UBS 1 do Cruzeiro
Centro-Sul
UBS 2 do Guará
UBS 1 do Riacho Fundo 1
Leste
UBS 1 dos Jardins Mangueiral
UBS 3 do Paranoá
Norte
UBS 5 de Planaltina (Arapoanga)
UBS 2 de Sobradinho 2
Oeste
UBS 1 de Brazlândia (das 13h às 17h)
UBS 3 de Ceilândia (das 13h às 17h)
UBS 16 de Ceilândia (Sol Nascente; das 13h às 17h)
Sudoeste
UBS 6 de Taguatinga (das 13h às 17h)
UBS 2 de Samambaia (das 13h às 17h)
Sul
UBS 5 do Gama
UBS 1 de Santa Maria
Orientações
O público-alvo receberá duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas. Os responsáveis deverão comparecer aos locais de vacinação (confira abaixo) com documento de identidade e a caderneta de vacinação das crianças.
Caso a criança tenha sido diagnosticada com dengue recentemente, é necessário aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para começar o esquema vacinal.
Caso haja infecção por dengue após recebimento da primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda, desde que haja um intervalo mínimo de 30 dias entre o início dos sintomas e a nova aplicação do imunizante.
A vacinação contra a dengue não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, inclusive aquelas em terapias imunossupressoras, com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida.
Também não devem receber a vacina pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula nem pessoas grávidas ou em período de amamentação.