metropoles.com

Delegado Adriano Valente assume Secretaria Executiva do DF Legal

O DF Legal criou a Secretaria Executiva de Inteligência e Compliance e nomeou o delegado Adriano Valente para a chefia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/DF Legal
Fotografia colorida mostra homem sentado olhando para o lado direito
1 de 1 Fotografia colorida mostra homem sentado olhando para o lado direito - Foto: Divulgação/DF Legal

A Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal) criou a Secretaria Executiva de Inteligência e Compliance. O delegado da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Adriano Valente assumiu o cargo de secretário executivo nesta semana.

Segundo a Secretaria DF Legal, a nova estrutura foi criada para deixar a pasta mais sintonizada com a Secretaria de Segurança Pública e com as forças de segurança.

Apenas policiais trabalham na secretaria executiva, que tem como missão realizar o planejamento de ações de contrainteligência do DF Legal e a regulação de boas práticas na capital da República.

Na PCDF, Valente chefiou a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) e a Divisão de Repressão a Roubos e Furtos (DRF). Em 2020, sob a coordenação do delegado, foi deflagrada a Operação Hórus, que prendeu dezenas de grileiros e milicianos no Sol Nascente.

Agora na Secretaria DF Legal, Valente disse que o trabalho começará de forma imediata e uma das missões será realizar um raio-x de todas as regiões do DF e fazer ações fiscais em cada uma delas.

Já na parte de compliance, segundo Valente, a prioridade será o reforço dos princípios. Os valores de integridade pública serão repassados, por exemplo, para os 100 novos funcionários da pasta que estão em fase final de treinamento para monitorar o DF in loco.

“Nossa prioridade aqui será uma otimização de protocolos. Estamos já reforçando o código de ética e vamos fortalecer o controle da rotina”, disse o secretário executivo.

O secretário de Proteção da Ordem Urbanística, Cristiano Mangueira, disse que a nova estrutura vai “contribuir para maior segurança jurídica, transparência e irá estimular ainda mais as boas práticas por aqui”.

Segundo Mangueira, o objetivo do compliance na Secretaria DF Legal é aumentar ainda mais a vigilância para evitar casos de corrupção”.

Em 2022, a pasta descobriu que um auditor da ativa e um aposentado recebiam vantagens indevidas com a falsa promessa de não fiscalizar imóveis e pessoas, não emitir autorizações, reduzir débitos, taxas e cancelar autuações. Eles foram presos e alvos de um processo disciplinar interno.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?