Defesa vai pedir ao STF reconsideração do afastamento de Ibaneis
Um dos advogados de Ibaneis Rocha, Alberto Toron disse que fará o pedido de reconsideração do afastamento de Ibaneis até a próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos advogados de Ibaneis Rocha (MDB), Alberto Toron disse que vai pedir para o emedebista voltar ao cargo de governador do Distrito Federal.
Durante a abertura do ano judiciário, no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira (1º/2), Toron afirmou que a defesa de Ibaneis deverá solicitar a reconsideração do afastamento até a próxima semana.
“O afastamento não parece justo, porque nada foi encontrado contra o governador e acabou a intervenção federal sobre a segurança pública do DF”, pontuou Toron, que representa Ibaneis no STF junto ao advogado Cleber Lopes.
O ministro do STF Alexandre de Moraes afastou Ibaneis do cargo, em 8 de janeiro, pelo prazo de 90 dias. A decisão foi confirmada em plenário, pela maioria dos ministros do STF.
O afastamento de Ibaneis ocorreu logo após a invasão e depredação do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF.
À época, Moraes justificou que “a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal”.
Manifestantes golpistas invadem e destroem o Congresso nacional
A defesa de Ibaneis nega omissão ou conivência do governador afastado diante dos atos antidemocráticos que ocorreram em Brasília. O governador prestou depoimento e entregou dois celulares espontaneamente. Dois dias antes, a PF fez busca e apreensão em três endereços ligados ao emedebista, incluindo a residência dele, no Lago Sul.
Os dois aparelhos passaram por perícia na Polícia Federal.