Decreto do GDF permitirá reabertura de parques de diversão e brinquedotecas
Estabelecimentos deverão seguir série de protocolos para garantir a segurança dos visitantes
atualizado
Compartilhar notícia
O Governo do Distrito Federal (GDF) incluiu parques de diversão e temáticos no decreto que será publicado em breve e que liberará mais atividades suspensas desde março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. A medida também vale para espaços como brinquedotecas e áreas de jogos eletrônicos.
Entre as medidas de controle sanitário impostas pelo Executivo para essas atividades está a organização dos espaços físicos e assentos dos brinquedos a fim de garantir a distância mínima entre o público e grupos de até seis pessoas.
Ficam proibidas as atrações em que não for possível a manutenção do espaço considerado seguro entre as pessoas.
As filas de entrada e saída também deverão respeitar o distanciamento social. Todos os ambientes do parque serão higienizados a cada duas horas.
Os parques e brinquedotecas terão que disponibilizar, para cada grupo de 50 pessoas
, um profissional capacitado e qualificado para instruir, fiscalizar e fazer cumprir as regras descritas no decreto.
Álcool em gel deve ser oferecido à população na entrada e saída de cada brinquedo. Cardápios serão higienizados após a manipulação pelo cliente, além disso, deverão ser revestidos de material que possibilite a higienização, expostos em lousas ou em aplicativos eletrônicos que possam ser acessados, por meio de QR Code pelo celular.
As vendas de ingressos ocorrerão apenas na modalidade on-line. A capacidade total dos parques será de uma pessoa para 4 m².
Em relação aos parques, a fiscalização compete à Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal, ao Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal ( Brasília Ambiental) e às respectivas administrações dos parques.
O texto, que será publicado em breve, permitirá também a realização de eventos corporativos, como congressos, convenções, seminários, simpósios, feiras e palestras. Atividades de lazer, com uso de piscinas e saunas; competições esportivas e prática de futebol amador também voltarão a ser permitidos na capital do país. Porém, o público não poderá acompanhar os eventos esportivos.