De volta ao GDF: Thiago Jarjour será subsecretário de Empreendedorismo
Nova pasta foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e será comandada por Fabiana Di Lúcia
atualizado
Compartilhar notícia
Ex-secretário-adjunto de Trabalho e ex-chefe da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB), Thiago Jarjour voltará a ter um cargo político no Governo do Distrito Federal (GDF).
O herdeiro dos postos de combustíveis que estampam o sobrenome da família assumirá uma subpasta na Secretaria de Empreendedorismo, cuja criação foi anunciada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), nessa terça-feira (12/05), e o ato teve publicação em edição extra no Diário Oficial (DODF) na noite de quarta-feira (13/05).
A pasta será responsável por ajudar as empresas a superar a crise gerada pelo novo coronavírus, além de gerir e fiscalizar o programa Desenvolve DF, antigo Pró-DF.
Além de Jarjour, outro integrante da gestão Rollemberg está de volta ao Executivo local: trata-se de Márcio Faria Júnior, que será secretário executivo na nova pasta.
Chefia
A Secretaria de Empreendedorismo será chefiada pela atual subsecretária de Programas e Incentivos Econômicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Fabiana Di Lúcia. O foco serão os micro, pequenos e médios empreendedores.
A pasta de Desenvolvimento Econômico, capitaneada pelo secretário Ruy Coutinho, ficará com a parte de captação de financiamentos internacionais e nacionais e de relacionamento com grandes empresas.
A estrutura da nova secretaria ainda está em discussão. Mas Thiago Jarjour deve assumir o Simplifica PJ, projeto que visa simplificar e desburocratizar a abertura de empresas.
Jarjour disse à coluna Grande Angular que aceitou o convite para integrar a equipe após conversar com Fabiana e com Ibaneis. “Minha luta é por Brasília. Independentemente de qual governo seja, eu sempre vou estar disposto a ajudar a cidade”, sustentou.
O empresário disputou uma vaga de deputado distrital nas eleições de 2018 pelo PSB, partido do ex-governador Rodrigo Rollemberg, mas foi derrotado. Em maio de 2019, Jarjour deixou a legenda e passou a militar no setor do empreendedorismo.
Mudança no Esporte
Na mesma edição extra do DODF, houve a mudança no comando da Secretaria de Esporte e Lazer. Conforme antecipado pelo Metrópoles, o atual titular, Leandro Cruz – ex-ministro da pasta na gestão de Michel Temer (MDB) – deixou a liderança do órgão. Ele foi nomeado na Assessoria de Projetos Especiais do gabinete do governador Ibaneis Rocha.
Quem assume a pasta é a deputada federal Celina Leão (Progressistas-DF). Após muita negociação, a congressista assumirá a secretaria por um período de seis meses, podendo, contudo, ser postergado. O anúncio também foi feito nesta quarta-feira (13/05) pelo titular do Palácio do Buriti.
Quem assume a cadeira parlamentar na Câmara dos Deputados é o ex-vice-governador Tadeu Filippelli (MDB), correligionário do governador e réu na Operação Panatenaico, a qual apura desvios na reforma do Estádio Nacional Mané Garrincha e também nas obras de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), ambas alvo de investigação por possíveis desvios de recursos públicos.