Damares é internada após recaída por causa do vírus varicela zoster
Senadora pelo Distrito Federal, Damares Alves (Republicanos) deu entrada no hospital DF Star nesta quinta-feira (7/12)
atualizado
Compartilhar notícia
A senadora pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos) foi internada após ter recaída devido ao vírus varicela zoster, que é o causador da doença herpes zoster ou cobreiro e da catapora. A parlamentar deu entrada no hospital DF Star na manhã desta quinta-feira (7/12), com paralisia facial.
Segundo a equipe da senadora, Damares está clinicamente bem e passará por uma bateria de exames na unidade de saúde, onde permanecerá internada durante os próximos dias.
Em março deste ano, ela também foi hospitalizada por causa da herpes zoster e ficou internada alguns dias com infecção no ouvido, um caso raro.
Damares Alves é vacinada, há quatro anos, contra o vírus. Após a recuperação desta crise, a parlamentar fará reforço da imunização. A senadora, em suas palestras, sempre orienta que mulheres acima de 50 anos busquem a vacina para combater a doença.
A vacina ainda não está disponível no Programa Nacional de Imunização. Damares encaminhou, no início do mandato como senadora, uma indicação ao Ministério da Saúde solicitando a inclusão do imunizante na rede pública.
Herpes Zoster
Uma vez adquirido, o vírus varicela zoster permanece adormecido no organismo durante toda a vida do indivíduo. A erupção com o formato de pequenas bolhas, em geral, é unilateral e segue o trajeto de um nervo. Surge de modo gradual e leva de 2 a 4 dias para se estabelecer. As pequenas bolhas se dissecam, formam-se crostas, e o quadro evolui para a cura em até 4 semanas.
Herpes-zóster? Saiba o que é a doença causada pelo vírus da catapora
O herpes zoster é mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade e adultos com sistema imune enfraquecido. Os primeiros sinais do herpes zoster podem ser a aparição de erupção cutânea atrelada à sensação de formigamento, dor em uma área da pele, dor de cabeça ou mal-estar geral. Pode causar fisgadas e sensação de dor aguda proporcional a de um choque, e levar até 4 semanas para as erupções sumirem. Alguns pacientes sofrem de dor prolongada ou outras complicações.