metropoles.com

Cuidador de idosos de 35 anos com Covid luta pela vida à espera de UTI no DF

Internado no Hospital Regional do Guará na última segunda-feira (15/3), Vanderson Alves Ferreira Costa piorou. Família pede socorro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Vanderson, Natália e Rebecca
1 de 1 Vanderson, Natália e Rebecca - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Aos 35 anos, o cuidador de idosos Vanderson Alves Ferreira Costa está entre a vida e a morte à espera de um leito de UTI no Distrito Federal. Ele deu entrada no Hospital Regional do Guará (HRGu) na última segunda-feira (15/3) com tosse e falta de ar. O diagnóstico de Covid-19 foi confirmado. Desde então, apresentou progressiva piora no quadro de saúde.

Na terça-feira (16/3), Vanderson contou à esposa, Natália Serrão, que iria ser intubado. Em um áudio curto, de 20 segundos, ele deu o triste comunicado: “Eu estou na enfermaria, amor. Já pediram para avisar a vocês que vão me intubar. Seja o que Deus quiser. Eu amo muito você e a Lecca (filha dos dois)”.

Ouça o relato:

O prontuário registra a situação dramática de Vanderson. Na quinta-feira (18/3), o documento descreveu que o quadro é instável. O cuidador de idosos está em leito improvisado e com “altíssima chance de óbito”.

Em vídeo gravado na noite deste sábado (20/3), Natália pede socorro: “No hospital, não tem aparelho para fazer tomografia do pulmão. Eu preciso da ajuda de alguém, porque senão, amanhã, recebo uma ligação dizendo que ele já não está mais entre nós”.

Assista ao vídeo:

Natália disse à coluna Grande Angular que ficou sem receber informações do hospital entre quarta-feira (17/3) e este sábado. Desesperada, a família recorreu à Defensoria Pública do DF (DPDF). O órgão entrou na Justiça e obteve uma liminar, na quinta-feira, que determina ao Governo do Distrito Federal (GDF) a inserção do nome de Vanderson no Sistema de Regulação de Leitos da Secretaria de Saúde e a avaliação da possibilidade de internação na rede particular contratada ou não contratada.

Neste sábado, os familiares de Vanderson foram informados de que ele necessita de hemodiálise e que não urina há 12 horas. Natália disse que o marido tem grau de prioridade 1, pois possui obesidade mórbida.

“Hoje, o estado dele está mais grave. O hospital ligou para a minha cunhada e contou que ele precisa de hemodiálise, mas o hospital não tem como fazer, e ele não foi para a UTI. Eu não consigo dormir. Estou desesperada”, lamentou.

Casados há 4 anos, Natália e Vanderson criam juntos a filha, Rebecca Luiza Serrão Alves, de 8 anos. Em áudio enviado a Vanderson, a menina falou: “Oi, pai. Tudo bem? Eu estou com muita saudade do senhor”.

Confira o áudio de Rebecca:

3 imagens
Vanderson faleceu à espera de um leito de UTI
Após sete dias internado, o cuidador de idosos de 35 anos morreu de Covid-19
1 de 3

Vanderson, Natália e Rebecca

Material cedido ao Metrópoles
2 de 3

Vanderson faleceu à espera de um leito de UTI

Material cedido ao Metrópoles
3 de 3

Após sete dias internado, o cuidador de idosos de 35 anos morreu de Covid-19

Material cedido ao Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?