Covid: no DF, 5 mil servidores do Ministério da Saúde entram na prioridade da vacina
Funcionários e colaboradores do órgão começaram a ser imunizados na Praça dos Cristais, por meio de lista nominal
atualizado
Compartilhar notícia
Os funcionários do Ministério da Saúde começaram a ser vacinados contra Covid-19 em Brasília. A Secretaria de Saúde do DF disponibilizou 5 mil doses para quem trabalha no órgão. A listagem dos vacinados é feita de forma nominal.
A imunização ocorre em tenda instalada nas proximidades na Praça dos Cristais. As primeiras vacinas foram aplicadas no início da noite de segunda-feira (24/5). Os servidores e colaboradores foram informados da inclusão na lista de prioridades pelo Ministério da Saúde por meio de circular.
No documento, os gestores pedem que as coordenações avisem aos trabalhadores “que os nomes dos que podem ser vacinados constam em planilha. Eles deverão ir ao posto drive-thru, no Setor Militar Urbano (SMU), Praça dos Cristais, munidos de documento de identificação com foto e CPF, no seguinte horário: 18h30 às 23h30”, diz o comunicado.
Conforme explicou a secretaria à coluna Grande Angular, os servidores fazem parte do público prioritário na categoria de profissionais da Saúde. “A liberação da vacinação desse grupo foi, inclusive, orientada pela coordenação do PNI, por meio da Nota Técnica nº 637/2021-CGPNI/DEIDT/SVS/MS”, disse a pasta distrital.
Confira a nota técnica:
SEI_MS – 0020554435 – Nota Técnica by Juliana Barbosa on Scribd
O Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) prevê que estão incluídos, no grupo de trabalhadores da saúde, os funcionários “dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19”.
No item 2.6, a Nota Técnica nº 637 destaca: “Considera-se que os profissionais do Ministério da Saúde são pertencentes à gestão à saúde, na qual devem ser vacinados na etapa correspondente a ‘demais trabalhadores da saúde’, considerando que não pertencem à linha de frente, ainda que pontualmente desenvolvam atividades in loco“.
8 mil doses
Em 20 de maio, o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, anunciou que Ministério da Saúde liberaria cerca de 8 mil doses para vacinar exclusivamente servidores da área de Saúde e que atuam em órgãos públicos federais localizados na capital da República.
A Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) foi a primeira a ter um posto exclusivo para imunização dos servidores. No total, foram destinadas 1,2 mil doses, segundo a Secretaria de Saúde distrital, também para a tenda instalada nas proximidades do Quartel General do Exército e da Praça dos Cristais, em Brasília.
De acordo com dados da pasta de Saúde do DF, atualizados às 19h30 de segunda-feira, 595.340 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 305.933 com a segunda aplicação.
Outras categorias da saúde
O agendamento da vacinação contra a Covid-19 no DF continua aberto para os demais profissionais de saúde que possuem registro em conselhos de classe ou entidades representativas. Desde sábado (22/5) até as 15h40 de segunda-feira, a Secretaria de Saúde registrou 5.235 mil agendamentos, de um total de 14,4 mil vagas disponibilizadas para esse público.
A vacinação para esse grupo teve início nesta segunda-feira (24/5) nos locais escolhidos durante o agendamento, que continua aberto até esta terça-feira (25/5), no site vacina.saude.df.gov.br. Só podem marcar local, data e horário para imunização os trabalhadores cujos nomes constam na lista recebida pela Secretaria de Saúde.
Segundo a pasta distrital, a escolha das categorias profissionais foi definida a partir de critérios técnicos pelo Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, e ocorre por fases. Novas vagas serão abertas a partir do recebimento de mais vacinas do Programa Nacional de Imunização.