metropoles.com

Covid-19: representantes do comércio reagem contra novas restrições no DF

O Governo do Distrito Federal publicou, nesta terça-feira (1°/12), um decreto que determina fechamento de bares e restaurantes às 23h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
movimento nos bares do df durante a pandemia
1 de 1 movimento nos bares do df durante a pandemia - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Representantes do comércio no Distrito Federal reagiram contra o decreto que determina fechamento dos bares e restaurantes às 23h, medida tomada para evitar maior disseminação do novo coronavírus.

A medida do Governo do Distrito Federal (GDF) foi publicada em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), nesta terça-feira (1º/12). Assim que tornou-se público, o decreto repercutiu imediatamente na reunião por videoconferência realizada entre o secretário de Saúde do DF, Osnei Okumoto, e o setor produtivo, no início desta tarde.

O presidente do Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), Jael Silva, pediu a revogação da restrição. “As pessoas não aguentam mais ficar em casa. Então, temos que ir para rua com consciência”, disse.

Segundo Jael, 3 mil empresas foram fechadas e 25 mil pessoas demitidas durante a pandemia no setor, que “já está combalido”. O sindicalista ainda frisou que o protocolo de segurança é rigorosamente seguido por “99,9% dos bares e restaurantes”. “Temos alguns que estão extrapolando. Esses têm que ser penalizados, mas não pode o segmento todo pagar por poucos”, assinalou.

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF), José Carlos Magalhães concorda com Jael e ratifica a opinião de que o segmento de bares e restaurantes não pode ser culpado pelo crescimento da taxa de transmissão na capital federal. José Carlos sugeriu, ainda, a revisão de feriados prolongados: “As pessoas emendam, acabam viajando e confraternizando mais. O segmento de bares, hotéis e restaurantes não pode ser eternamente culpado por esse aumento da Covid”.

O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF), Francisco Maia, disponibilizou-se para ajudar o governo a adotar medidas de conscientização e combate à Covid-19, mas destacou que é inaceitável a ideia de fechar o comércio neste período próximo ao Natal.

“Não queremos abandonar esse barco, porque somos responsáveis pela economia do Distrito Federal. O que for possível fazer, nós vamos fazer”, afirma o presidente da Fecomércio-DF.

Rigor

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou à coluna Grande Angularapós decretar o fechamento de bares e restaurantes às 23h, que tomou a decisão para evitar a piora da pandemia do novo coronavírus no DF.

“Antes que a situação se agrave, resolvi dar este recado para a população, retomando algumas medidas restritivas”, afirmou. Segundo Ibaneis, se as contaminações e mortes aumentarem mais, o governo vai agir: “A qualquer sinal de piora da pandemia aqui no DF, vamos rever as medidas e tomar providências ainda mais duras, se for o caso”.

Dados

Nessa segunda-feira (30/11), Okumoto detalhou medidas de enfrentamento a uma possível segunda onda de contaminações do coronavírus na capital federal. O chefe da pasta disse que houve aumento na taxa de transmissão.

O índice de contágio passou de 1 para 1.3, o que acendeu o alerta do DF. “O ideal é que esteja abaixo de 1. Quando passa a ser 1.3, quer dizer que cada 100 pessoas podem transmitir para outras 130 o coronavírus. A gente, então, acenou pelo alerta em relação à transmissão”, informou o secretário de Saúde, na reunião com representantes do comércio nesta tarde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?