Covid-19: número de PMs infectados sobe para 8; PCDF tem 2 casos
Até quarta-feira (08/04), três militares haviam testado positivo para a doença. Um sargento morreu após contrair o vírus
atualizado
Compartilhar notícia
O número de casos confirmados de coronavírus na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) subiu para oito. A Polícia Civil do DF (PCDF) tem dois profissionais com Covid-19.
O balanço foi informado à coluna Grande Angular, do Metrópoles, neste sábado (11/04).
A PMDF registra, ainda, 35 servidores com suspeita da doença e uma morte em decorrência dela, a do sargento Romildo Pereira, 50 anos.
Até quarta-feira (08/04), havia três policiais militares da capital do país com Covid-19.
O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) tem três servidores infectados. O número de casos da doença na corporação se manteve desde quinta-feira (09/04).
Segundo o CBMDF, 14 bombeiros estão com suspeita da Covid-19 e 35 militares tiveram teste negativo para a doença.
Testes rápidos
A Secretaria de Saúde prioriza os profissionais de saúde e de segurança na testagem rápida que começou neste sábado (11/04). Oito mil funcionários públicos das duas áreas vão passar pelos exames na primeira etapa.
A partir do teste rápido, será possível detectar quem está infectado e adotar as medidas necessárias para preservar a saúde dos servidores, de suas famílias e da população em geral, segundo a pasta.
O DF tem 576 casos de coronavírus confirmados, 14 mortes e 17 pacientes em estado grave, de acordo com balanço do GDF divulgado no início da tarde deste sábado.
Medidas
Os policiais militares que testaram positivo para coronavírus, ou que estão com suspeita da doença, foram afastados do trabalho para ficarem em quarentena.
“A PMDF ressalta que tem prestado todo o apoio aos policiais infectados e a suas famílias”, acrescentou.
Para evitar a disseminação da Covid-19, a corporação instituiu o uso de máscaras e luvas de proteção aos militares.
A PMDF também acionou a Secretaria de Saúde solicitando repasses emergenciais de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e abriu procedimento para aquisição direta de álcool em gel.
Já a PCDF destacou que a Policlínica faz o acompanhamento médico e monitoramento dos servidores com sintomas da Covid-19, além das testagens.
Entre as medidas implementadas pela Direção-Geral da PCDF durante a pandemia de coronavírus, está a imunização contra gripe de 200 policiais civis, em 2 de abril. A previsão é que o restante do efetivo receba a vacina ainda neste mês.
Higienização nas delegacias
As delegacias começaram a passar por higienização, que será feita a casa 15 dias, independentemente da limpeza diária tradicional. E, diante da dificuldade de adquirir álcool em gel, o Instituto de Criminalística (IC) produz substância correlata ao produto.
A preocupação quanto à saúde dos colaboradores levou o CBMDF a monitorar 690 militares aposentados e da ativa por meio de ligações telefônicas.
Além das ligações, equipes de bombeiros e estudantes de medicina estão realizando visitas a unidades operacionais do CBMDF para levar esclarecimento e instruções de prevenção e descontaminação aos militares que estão em serviço.