Covid-19: morte de homem sem comorbidade é uma das cinco dessa sexta no DF
Morador do Riacho Fundo estava internado no Hran. Secretaria de Saúde notificou seis óbitos, sendo um de paciente residente em GO
atualizado
Compartilhar notícia
Uma das cinco mortes de moradores do Distrito Federal provocadas pela Covid-19 registradas nesta sexta-feira (22/05) é a de um homem de 65 anos que não tinha qualquer comorbidade – doença preexistente que configura fator de risco em caso de infecção pelo novo coronavírus.
De acordo com a Secretaria de Saúde, ele residia no Riacho Fundo e apresentou os primeiros sintomas no dia 7 de maio. O paciente foi transferido da Unidade de Pronto Atendimento do Núcleo Bandeirante (UPA) para o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em 12 de maio.
Três dias depois, o quadro evoluiu para pneumonia provocada pelo Sars-Cov-2 e ele passou a ser assistido em um leito de terapia intensiva (UTI). O óbito foi constatado nesta sexta.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde, 88,9% das pessoas que perderam a vida por causa do novo coronavírus na capital do país tinham comorbidades.
Nesta sexta-feira (22/05) o DF alcançou a marca de 84 mortes causadas pela Covid-19, segundo informações oficiais do governo local. Se considerados os óbitos de moradores do Entorno que se internaram e faleceram em hospitais do DF, a quantidade de vítimas chega a 90.
O falecimento de dois pacientes que residiam em Ceilândia também entrou para a estatística oficial nesta sexta-feira (22/05). São dois homens, um de 80 anos e outro de 41. O mais velho deu entrada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) em 19 de maio e morreu no mesmo dia. De acordo com a pasta, ele tinha pneumopatia, distúrbios metabólicos e epilepsia.
O paciente de 41 anos estava sob os cuidados médicos do Hospital São Francisco. Ele apresentou os primeiros sintomas em 7 de maio, foi internado três dias depois e faleceu nesta sexta-feira (22/05). Era hipertenso e obeso, condições consideradas como comorbidades.
Também foram notificadas as mortes de uma mulher de 91 anos, moradora de Brazlândia, e a de um homem de 69, que residia em Santa Maria. Ela apresentava distúrbios metabólicos e tinha sequelas de um acidente vascular encefálico. Deu entrada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) no último dia 15 e faleceu na última quarta-feira (20/05).
O paciente de 69 anos tinha pneumopatia e era tabagista, condições consideradas como comorbidades. Estava internado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).
Também nesta sexta-feira (22/05), foi confirmada a sexta morte de morador de cidade goiana do Entorno que estava sendo atendido na rede de saúde do DF. Trata-se de um homem de 62 anos, que residia na Cidade Ocidental (GO). Ele estava internado no Hospital Brasília desde o dia 12 de abril, em tratamento de neoplasia, quando apresentou os primeiros sintomas da Covid-19.
O Distrito Federal conta 5.948 casos confirmados de coronavírus nesta sexta-feira (22/05). Há, ainda, 3.139 pacientes recuperados, que são aqueles que tiveram os primeiros sintomas da Covid-19 há mais de 14 dias e não estão hospitalizados, de acordo com a pasta.