metropoles.com

Corrida pela vida de Ayla: bebê é levada pela FAB para transplante

A menina de 5 meses e 21 dias conseguiu o transporte aéreo do DF para São Paulo. Ela precisa de um transplante de fígado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal
Menina de 5 meses é transportada para São Paulo pela FAB para realizar transplante de fígado
1 de 1 Menina de 5 meses é transportada para São Paulo pela FAB para realizar transplante de fígado - Foto: Arquivo pessoal

Desde a noite da véspera de Natal, Ayla Gomes de Sousa, com apenas 5 meses e 21 dias, tem vivido o início de um milagre. Internada há dois meses na UTI do Hospital da Criança de Brasília (HCB), à espera de um transplante de fígado urgente, ela conseguiu, no dia 24 de dezembro, transporte para realizar o procedimento.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Queiroz, recebeu uma ligação do HCB, por volta de 18h, com a informação de que Ayla precisava, urgentemente, de um transplante. No entanto, a cirurgia só poderia ocorrer em São Paulo.

Um primeiro doador, tio da menina, era compatível, e é em SP que há expertise para a cirurgia. “No DF, fazemos muitos transplantes de fígado, mas em adulto a partir de 30 kg. Ela pesa 7,9 kg. A única chance de sobreviver era o transplante”, explicou a secretária de Saúde do DF.

Imediatamente, Lucilene entrou em contato com o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha. Salvar a vida de Ayla, na noite de Natal, requeria aeronave com transporte médico e urgente para seguir até São Paulo.

Gustavo Rocha buscou ajuda do governo federal, por meio do advogado-geral da União, Bruno Bianco. A princípio, foi cogitado levar a neném em um avião da empresa Azul, mas ela não poderia ser transportada por aeronave comercial.

Acionada, a Força Aérea Brasileira (FAB) providenciou um avião para levar a criança até SP. A aeronave desembarcou na capital paulista por volta da 1h deste domingo (25/12). Quando a criança chegou a São Paulo, ficou decidido que a mãe dela doaria parte do fígado.

“Poder ajudar fez meu Natal mais feliz. Graças à Lucilene, ao Bruno Bianco, ao Anderson Torres, à Azul e, principalmente, à FAB”, disse Gustavo Rocha.

Internação

Ayla entrou no HCB, aos 3 meses e 8 dias, pelo serviço de gastroenterolgoia e hepatologia por apresentar problemas no fígado.

Há dois meses, ela já apresentava sinais de hepatopatia crônica e hipertensão portal. Ela teve piora da função hepática, com distúrbio grave de coagulação.

Em 23 de dezembro, foi solicitada a transferência para UTI em centro de referência em transplante hepático pediátrico e iniciada a transfusão de plasma. No dia 24, ela conseguiu o transporte para São Paulo.

Até as 13h deste domingo (25/12), ela se preparava para receber parte do fígado da mãe.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?