metropoles.com

Coronel Adão assume PMDF após prisão do comandante-geral

Governador Ibaneis Rocha confirmou, na tarde desta 6ª, que segundo na linha hierárquica assumirá o comando da corporação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Foto colorida de homem branco, de cabelos escuros e vestido com camiseta preta, com fundo branco
1 de 1 Foto colorida de homem branco, de cabelos escuros e vestido com camiseta preta, com fundo branco - Foto: Reprodução

O coronel Adão Teixeira de Macedo (foto em destaque) assumirá o comando-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), após a prisão do coronel Klepter Rosa Gonçalves, nesta sexta-feira (18/8). O governador Ibaneis Rocha (MDB) confirmou, em agenda na tarde desta sexta-feira (18/8), que o segundo na linha hierárquica da corporação assumirá a força de segurança.

PF prende comandante da PMDF e oficiais denunciados por atos extremistas de 8/1

Adão atuava como subcomandante-geral da PMDF desde 23 de fevereiro último. Klepter e outros quatro oficiais foram presos por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No total, há sete policiais militares presos e acusados de omissão diante dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

“Agora, assume o subcomandante Adão. Esperamos que as coisas transcorram na maior tranquilidade possível, junto à PMDF, que é uma polícia bastante qualificada. O secretário [de Segurança Pública do Distrito Federal] Sandro [Avelar] está cuidando disso”, declarou Ibaneis.

Em relação às mensagens trocadas por policiais, segundo denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), Ibaneis disse esperar que a situação se “esclareça”.

“Sempre esperamos que a Polícia Militar trabalhe dentro da maior legalidade possível. Nós confiamos na Polícia Militar do Distrito Federal. Sabemos que aquele momento [8 de janeiro de 2023] era um de bastante conturbação, por causa do resultado eleitoral. Espera, agora, que as coisas se esclareçam definitivamente e possamos seguir nossa vida em tranquilidade”, completou o governador.

Mais cedo, ao comentar a operação que teve como alvos oficiais da cúpula da PMDF, o governador Ibaneis Rocha (MDB) destacou que o coronel Klepter Rosa não foi indicado por ele, mas tinha “toda a confiança” do Palácio do Buriti.

“Lembrando que o coronel Klepter não foi indicado por nós. [Ele] foi indicado pelo interventor da época, mas gozava de toda nossa confiança”, declarou Ibaneis, durante agenda pública nesta manhã.

O comandante preso nesta sexta-feira (18/8) foi nomeado para a função pelo então interventor federal na Segurança Pública do DF, Ricardo Cappelli. À época, o coronel era considerado o número dois da corporação.

Ele assumiu a vaga em 15 de fevereiro último, no lugar do então comandante da PMDF, o coronel Fábio Augusto Vieira — que havia sido afastado. As movimentações na corporação ocorreram em resposta à atuação dos militares diante dos ataques terroristas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?