Coronavírus: Papuda terá ala para quarentena e tratamento de novos presos
Utilização de quatro blocos recém-construídos no complexo foi autorizada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT)
atualizado
Compartilhar notícia
Para conter a disseminação do novo coronavírus dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), autorizou a utilização de quatro blocos recém-construídos como área de quarentena e tratamento de novos presos.
Oriundos de delegacias e outras unidades do sistema prisional, os detentos que chegarem à Papuda permanecerão isolados no espaço por 21 dias.
A decisão também prevê destinar parte dos novos prédios para a recepção e o tratamento médico dos que ingressarem no sistema penitenciário contaminados pela Covid-19.
As medidas foram propostas pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) e acolhidas pela Justiça.
A magistrada admitiu, ainda, o pedido de suspender a obrigatoriedade, em caráter excepcional e temporário, de separação dos custodiados por regime carcerário, “em virtude da necessidade manifesta de separação dos presos diagnosticados com a doença Covid-19 do restante da população carcerária, a fim de que recebam a devida assistência e tratamento por parte dos profissionais de saúde”.
As medidas entram em vigor no próximo sábado (09/05).
Confira a decisão:
Decisão VEP – Coronavírus P… by Metropoles on Scribd
De acordo com boletim da Secretaria de Saúde, divulgado na noite desta terça-feira (05/05), 290 pessoas privadas de liberdade foram diagnosticadas com o novo coronavírus, número que representa 17% de todos os casos em todo o DF, que registrou 1.837 infectados.
No Plano Piloto, região administrativa com o maior número de ocorrências, 248 moradores foram contaminados.
O número de policiais penais com a doença também é alto: 122 profissionais foram diagnosticados, de acordo com o último balanço da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Reunião com Bolsonaro
Como mostrou a Grande Angular, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se reuniu, na tarde desta terça-feira (05/05), com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para discutir medidas de combate ao novo coronavírus na capital do país.
O governador afirmou ter aproveitado o encontro para garantir que o governo federal apoie o DF em algumas questões consideradas importantes no contexto de reabertura do comércio e da prestação de serviços.
“Na questão do presídio, por exemplo, preciso dos recursos do fundo penitenciário, preciso da retaguarda para a construção do hospital da Papuda”, especificou Ibaneis.
A Papuda tornou-se um dos principais pontos de atenção do GDF no combate ao avanço do vírus. A penitenciária reúne 15% de todos os doentes por Covid-19 do DF.