metropoles.com

Coronavírus: marido de mulher internada no DF testa positivo

Exame foi confirmado nesta terça-feira. Mais cedo, Justiça determinou que ele fique em isolamento domiciliar

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O teste de André Luís Souza Costa da Silva, 45 anos, marido da paciente com coronavírus internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), deu positivo para a doença. A informação foi confirmada ao Metrópoles pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) na noite desta terça-feira (10/03).

“Agora, ele passa à condição de paciente e receberá todo o cuidado necessário”, afirmou Ibaneis. Ainda de acordo com o governador, o laboratório onde foi feita a análise confirmou o resultado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e forneceu amostras para a contraprova.

À coluna, a advogada de André Luís confirmou o resultado do exame. “Fui informada de que o primeiro teste deu positivo. Mas ele não estava sentindo nenhum sintoma da doença. Reforço que está em isolamento domiciliar desde o dia 7 e que segue os protocolos”, disse Claudia Rocha Caciquinho.

Em nota, a Secretaria de Saúde confirmou se tratar do segundo caso da doença no DF: “O exame de biologia molecular do marido da paciente infectada pelo Covid-19, realizado em laboratório particular, resultou positivo para o novo coronavírus. É o segundo caso confirmado no Distrito Federal. O paciente encontra-se em isolamento domiciliar, sem sintomas”.

Mais cedo, antes da confirmação do exame, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) informou que André Luís havia sido intimado a ficar em isolamento domiciliar.

À tarde, oficiais de Justiça procuraram o homem em endereço no Lago Sul para inteirá-lo da determinação judicial. Segundo o TJDFT, o paciente tomou conhecimento da intimação por meio de sua advogada.

Nessa segunda-feira (09/03), a Procuradoria-Geral do Distrito federal (PGDF) pediu à Justiça que o homem fosse intimado com urgência para fazer a coleta de material, conforme antecipado pelo Metrópoles.

O descumprimento da decisão poderia resultar em multa de R$ 5 mil a R$ 20 mil, conforme informou a coluna Grande Angular. Por volta das 12h, um oficial de Justiça, com máscara no rosto, bateu à porta de um endereço atribuído a André Luís. Não havia ninguém na residência, no Lago Sul.

Inicialmente, a Justiça acreditava que ele morava na residência. Contudo, trata-se de um escritório da família.

De acordo com informações do Ministério da Saúde atualizadas na tarde desta terça-feira (10/03), o Distrito Federal investiga 59 casos suspeitos de coronavírus e descartou outros 24. Até agora, a capital federal lida com um caso confirmado: o da mulher de André Luís. Na segunda-feira, eram 41 suspeitas.

10 imagens
Pessoas usam máscaras no Hran
O bebê morreu no Hran
Secretário de Saúde visitou Hran no fim de semana
Respirador que ajuda a paciente do DF infectada com o novo coronavírus
Tanto os funcionários quanto os pacientes são protegidos contra possível contágio do coronavírus
1 de 10

Vigilante na porta do Hran usa máscara de proteção

Myke Sena/Especial para Metrópoles
2 de 10

Pessoas usam máscaras no Hran

Myke Sena/Especial para Metrópoles
3 de 10

O bebê morreu no Hran

Myke Sena/Especial para Metrópoles
4 de 10

Secretário de Saúde visitou Hran no fim de semana

Myke Sena/Especial para Metrópoles
5 de 10

Respirador que ajuda a paciente do DF infectada com o novo coronavírus

Arquivo pessoal
6 de 10

Tanto os funcionários quanto os pacientes são protegidos contra possível contágio do coronavírus

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
7 de 10

No Hran, unidade de saúde onde a paciente com o novo coronavírus está internada, pacientes e profissionais usam máscaras

Igo Estrela/ Metrópoles
8 de 10

O oficial de Justiça tentou encontrar André em casa, por volta de meio-dia desta terça (10/03)

Michael Melo/Metrópoles
9 de 10

Oficial de Justiça se prepara para comunicar decisão: marido da paciente com coronavírus tem de ficar em isolamento

Michael Melo/Metrópoles
10 de 10

De acordo com a Secretaria de Saúde, o marido da paciente já fez exames

Michael Melo/Metrópoles
Contaminação

Recentemente, André Luís viajou com a esposa para o Reino Unido e para a Suíça. A mulher, que tem 52 anos, começou a apresentar os sintomas em 26 de fevereiro, mas somente deu entrada no pronto-socorro do Hospital Daher, no Lago Sul, no dia 4 de março, com febre, tosse e secreções.

No dia seguinte, a paciente foi transferida para o Hran, unidade de referência para casos da doença no DF. Por causa da ida da mulher para a UTI do centro de saúde, na sexta-feira (06/03), o andar onde funcionam 10 leitos de terapia intensiva foi esvaziado para recebê-la.

Os pacientes que antes estavam internados no setor precisaram ser realocados em outras unidades de saúde do DF. Até agora, a mulher é o único caso confirmado de Covid-19 no DF. Se a contraprova de André Luis for positiva, ele será o segundo.

Nesta terça-feira (10/03), constatou-se uma uma piora no quadro clínico da mulher, que respira com a ajuda de aparelhos. “A paciente tem comorbidades que agravam o quadro clínico. Ela está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar e de todo o suporte técnico-científico”, informou a Secretaria de Saúde, em nota.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?