metropoles.com

Coronavírus: Ibaneis anuncia 10 novos leitos de UTI no Hran

Com as novas unidades, o hospital dobrará a capacidade de atender pacientes mais graves que necessitam de cuidados intensivos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Hopspital Hran
1 de 1 Hopspital Hran - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (04/05), que 10 novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) estão prontos para receber pacientes de Covid-19 no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento de pessoas com o novo coronavírus no Distrito Federal.

Com as novas UTIs, o hospital dobrará a capacidade de atender pacientes mais graves que necessitam de cuidados intensivos. O Hran contava com 10 leitos de UTI, todos ocupados.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a rede pública do DF tem, ao todo, 172 leitos de UTI para os contaminados pelo novo coronavírus. Até o último domingo (03/05), 49 deles estavam ocupados.

Além do Hran, outras unidades possuem leitos para receber pacientes graves infectados pela Covid-19: Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), HCDF e a UPA do Núcleo Bandeirante.

7 imagens
Segundo especialistas, queda do isolamento social levou ao aumento de casos e internações
O Hran é referência no tratamento de pessoas com o novo coronavírus no Distrito Federal
1 de 7

Há policiais penais internados no Hran

MYKE SENA/ESPECIAL PARA METRÓPOLES
2 de 7

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Segundo especialistas, queda do isolamento social levou ao aumento de casos e internações

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 7

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
5 de 7

Myke Sena/Especial para o Metrópoles
6 de 7

O Hran é referência no tratamento de pessoas com o novo coronavírus no Distrito Federal

Daniel Ferreira/Metrópoles
7 de 7

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

A situação do DF é muito diferente da verificada em outras unidades federativas. Na Região Centro-Oeste, por exemplo, dos 466 municípios, apenas 41 contam com centros de tratamento intensivo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na fase crítica da Covid-19, pacientes de Goiás (246 municípios), Mato Grosso (141) e Mato Grosso do Sul (79) precisam ser transferidos para cidades maiores, onde há uma estrutura de saúde capaz de dar o atendimento adequado aos doentes. No Rio de Janeiro, pelo menos 90% dos leitos estão ocupados com infectados pela Covid-19.

Os últimos dados da Saúde referentes ao novo coronavírus, divulgados no começo da tarde desta segunda-feira (04/05), mostram que 1.740 pessoas foram contaminadas no Distrito Federal. Desse total, 1.009 se recuperaram e 33 morreram. A vítima mais recente é um homem de 66 anos, morador do Sol Nascente.

Segundo a pasta de Saúde, o homem tinha comorbidades: diabetes e hipertensão. O paciente começou a ter sintomas da Covid-19 no dia 7 de abril, mas só foi internado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) no dia 17 do mesmo mês. Morreu no sábado (02/05), na mesma unidade de atendimento.

Nesta segunda (04/05), o governador Ibaneis publicou decreto que autoriza o GDF a monitorar os leitos de UTIs de hospitais particulares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?