Coronavírus: Ibaneis anuncia 10 novos leitos de UTI no Hran
Com as novas unidades, o hospital dobrará a capacidade de atender pacientes mais graves que necessitam de cuidados intensivos
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta segunda-feira (04/05), que 10 novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) estão prontos para receber pacientes de Covid-19 no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência no tratamento de pessoas com o novo coronavírus no Distrito Federal.
Com as novas UTIs, o hospital dobrará a capacidade de atender pacientes mais graves que necessitam de cuidados intensivos. O Hran contava com 10 leitos de UTI, todos ocupados.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a rede pública do DF tem, ao todo, 172 leitos de UTI para os contaminados pelo novo coronavírus. Até o último domingo (03/05), 49 deles estavam ocupados.
Além do Hran, outras unidades possuem leitos para receber pacientes graves infectados pela Covid-19: Hospital Universitário de Brasília (HUB), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), HCDF e a UPA do Núcleo Bandeirante.
A situação do DF é muito diferente da verificada em outras unidades federativas. Na Região Centro-Oeste, por exemplo, dos 466 municípios, apenas 41 contam com centros de tratamento intensivo no Sistema Único de Saúde (SUS).
Na fase crítica da Covid-19, pacientes de Goiás (246 municípios), Mato Grosso (141) e Mato Grosso do Sul (79) precisam ser transferidos para cidades maiores, onde há uma estrutura de saúde capaz de dar o atendimento adequado aos doentes. No Rio de Janeiro, pelo menos 90% dos leitos estão ocupados com infectados pela Covid-19.
Os últimos dados da Saúde referentes ao novo coronavírus, divulgados no começo da tarde desta segunda-feira (04/05), mostram que 1.740 pessoas foram contaminadas no Distrito Federal. Desse total, 1.009 se recuperaram e 33 morreram. A vítima mais recente é um homem de 66 anos, morador do Sol Nascente.
Segundo a pasta de Saúde, o homem tinha comorbidades: diabetes e hipertensão. O paciente começou a ter sintomas da Covid-19 no dia 7 de abril, mas só foi internado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) no dia 17 do mesmo mês. Morreu no sábado (02/05), na mesma unidade de atendimento.
Nesta segunda (04/05), o governador Ibaneis publicou decreto que autoriza o GDF a monitorar os leitos de UTIs de hospitais particulares.