metropoles.com

Coronavírus: DF tem 14 casos confirmados e 158 em investigação

O número de pacientes com Covid-19 ou em investigação foi atualizado na tarde deste domingo (15/03)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Há 14 casos confirmados do novo coronavírus no DF e outros 158 em investigação. No total, 84 foram descartados. Os números foram atualizados pelo GDF na tarde deste domingo (15/03).

Os pacientes infectados da capital do país viajaram ao exterior antes do diagnóstico. Dessa forma, ainda não houve registro dos chamados casos de contaminação comunitária, que é quando o vírus começa a circular pelo local.

Os seis pacientes incluídos neste domingo na lista de casos confirmados de coronavírus no DF são três homens e três mulheres. Eles têm idade entre 30 e 61 anos. Duas mulheres viajaram recentemente aos Estados Unidos e o restante visitou a Europa.

Divulgados nesse sábado (14/03), os dados anteriores indicavam oito casos confirmados de Covid-19 no DF e 116 em análise. No mesmo dia, o GDF publicou um decreto para antecipar o recesso das férias escolares do mês de julho, que terá início nesta segunda-feira (16/03). A medida faz parte do enfrentamento ao novo coronavírus.

Os dois primeiros infectados da capital do país são um casal que viajou para a Europa. O terceiro é o vice-presidente de Embaixadas e Consulados do Flamengo, Maurício Gomes de Mattos.

Um homem de 51 anos, argentino, fez exames no Hospital Sírio Libanês e testou positivo para a doença. O outro paciente tem 46 anos e veio da França no início deste mês.

Estado grave

A paciente infectada com o novo coronavírus que está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran) permanece em estado grave.

A mulher, de 52 anos, foi o primeiro caso confirmado do Covid-19 na capital do país. Ela está isolada na unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hran, sedada, e apresenta “síndrome respiratória aguda severa”. A paciente está sem febre. A advogada ainda tem comorbidades (outras doenças), que agravam o quadro clínico, de acordo com a pasta.

O marido da paciente também está com coronavírus. Após pedido do GDF, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou que o homem deve ficar em isolamento domiciliar.

Como se prevenir

Para evitar contaminar e ser contaminado, as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) são lavar as mãos com água e sabão com frequência, usar álcool gel quando não houver acesso fácil à água, evitar tocar o rosto, cobrir a boca ao tossir com a parte interna do braço, e não com as mãos. Não compartilhar copos e talheres, evitar cumprimentar com beijinhos e estar em público caso esteja com sintomas da doença.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?