Coronavírus: Deputado Delmasso propõe a GDF “juramento sanitário”
Vice-presidente da CLDF, o distrital Delmasso propõe a Ibaneis que obrigue passageiros vindos do exterior a jurar sobre real estado de saúde
atualizado
Compartilhar notícia
Vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) enviou ofício na manhã desta segunda-feira (16/03) dirigido a Ibaneis Rocha sugerindo que o governador do Distrito Federal edite um novo decreto exigindo de passageiros vindos do exterior que façam um “juramento sanitário”, segundo o parlamentar, “informando seu real estado de saúde”.
De acordo com o ofício enviado a Ibaneis, passageiros que retornarem de países como Espanha, Itália, França, Irã, Coreia do Sul, China e Estados Unidos deverão permanecer em “auto isolamento por 14 dias, ainda que aparentemente não apresentem nenhum sintoma”.
O distrital sugere que os cidadãos que descumprirem as medidas sejam responsabilizados criminalmente e por meio de multas.
Rodrigo Delmasso pede ainda o tabelamento de preços de itens referentes à higiene pessoal como álcool em gel, máscaras faciais e luvas.
Para que tenham validade, as medidas precisam ser acatadas pelo governo, que tem o poder de decretar normas como as feitas nos últimos dias, quando suspendeu as aulas nas escolas, primeiro por cinco dias e depois estendeu a medida pelos próximos 15 dias. Também determinou o fechamento de academias e o adiamento de eventos esportivos e shows.
No final de semana, o distrital Rodrigo Delmasso apresentou iniciativa ainda mais radical: o fechamento do Aeroporto de Brasília (Internacional Juscelino Kubitschek).
Ofício do vice-presidente da CLDF, Rodrigo Delmasso, ao governador do DF, Ibaneis Rocha by Metropoles on Scribd