metropoles.com

Copom Mulher, núcleo do 190, vai agilizar atendimento às vítimas

O Copom Mulher deve fazer encaminhamento mais ágil de uma viatura até o local do ato de violência e garantir o suporte às vítimas

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PMDF
Copom Mulher (1)
1 de 1 Copom Mulher (1) - Foto: Divulgação/PMDF

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) inaugurou, nessa quinta-feira (15/8), o Copom Mulher, núcleo do canal 190 especializado para atender casos de violência doméstica.

O Copom Mulher deve fazer encaminhamento mais ágil de uma viatura até o local do ato de violência e garantir o acompanhamento e suporte às mulheres.

O núcleo é integrado por militares da corporação que estavam na reserva remunerada e retornaram ao serviço. A cada turno, 10 mulheres policiais vão trabalhar no atendimento das vítimas que ligam para o 190.

3 imagens
O Copom Mulher é o núcleo do telefone 190 especializado em atendimento às vítimas de violência doméstica
Copom Mulher
1 de 3

PMDF inaugura Copom Mulher

Geovana Albuquerque/Agência Brasília
2 de 3

O Copom Mulher é o núcleo do telefone 190 especializado em atendimento às vítimas de violência doméstica

Divulgação/PMDF
3 de 3

Copom Mulher

Divulgação/PMDF

“Chamamos mulheres que estavam na reserva remunerada e elas estão preparadas para atender. O primeiro atendimento é o 190 normal, que aciona a viatura para o local. Depois é passado para a mesa da policial que faz a ligação para acalmar e orientar essa mulher”, explicou a comandante-geral da PMDF, coronel Ana Paula Habka.

O projeto piloto do novo núcleo do 190 foi iniciado há três meses. Desde então, 1.120 vítimas de violência procuraram ajuda e 32% aceitaram fazer o registro da ocorrência policial em uma delegacia de polícia durante a ligação.

A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), afirmou que a política pública especializada para as mulheres tem apresentado resultado positivo no Brasil e no mundo. “É isso que estamos fazendo. Essa é mais uma vitória que o GDF tem e é mais uma das frentes de combate, ao ter uma agente falando da importância de se fazer o registro e para dar apoio não só no flagrante, mas também no pós”, enfatizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?