metropoles.com

Consórcio que reúne DF e seis estados espera aprovação da Anvisa para comprar Sputnik V

O Consórcio Brasil Central informou que há interesse na aquisição de doses da vacina russa, desde que haja autorização da Anvisa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/BrC
Reunião Consórcio Brasil Central
1 de 1 Reunião Consórcio Brasil Central - Foto: Divulgação/BrC

O Consórcio Brasil Central (BrC), que reúne o Distrito Federal e seis estados, vai aguardar a decisão final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre aprovação do uso emergencial da vacina Sputnik V para comprar doses do imunizante russo contra a Covid-19.

A decisão foi tomada durante reunião extraordinária do Conselho de Administração do BrC, nesta quinta-feira (10/6). Na última segunda (7/6), o grupo solicitou à Anvisa que estendesse a autorização dada ao Consórcio Nordeste, no dia 4 de junho, para a importação emergencial da vacina.

“As estritas e complexas condições impostas pela Anvisa na autorização excepcional para importação da Sputnik V ao Consórcio Nordeste – operacionais, sanitárias e logísticas – levaram os entes consorciados a manter o interesse na compra do imunizante, desde que haja a autorização e regulamentação pela Anvisa”, afirmou o BrC.

“Nesse sentido, o Consórcio Brasil Central reafirma seu interesse na compra da vacina, porque entende que o momento exige o maior número possível de imunizantes à disposição dos governos e das populações, mas alinha-se à manifestação das unidades da Federação consorciadas para que se aguarde a autorização da Anvisa para uso emergencial da Sputnik V”, disse.

O Consórcio Brasil Central reúne o DF, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia. O grupo é presidido pelo governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), e tem como secretário-executivo o vice-governador da capital federal, Paco Britto (Avante).

De acordo com Paco Britto, considerando apenas 1% das respectivas populações, seriam importadas apenas cerca de 260 mil doses, seguindo critérios estabelecidos pela Anvisa. “Nesse caso, seriam cerca de 30 mil doses para o Distrito Federal”, informou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?