metropoles.com

Conselho Federal retira punição à chapa que concorre ao CRM-DF

A Chapa 4, de oposição à atual gestão do CRM-DF, tinha sido impedida de fazer qualquer propaganda pelo período de 30 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem colorida de homem com boca amordaçada e frase: "Não se cala a democracia"
1 de 1 Imagem colorida de homem com boca amordaçada e frase: "Não se cala a democracia" - Foto: null

A Comissão Nacional Eleitoral, do Conselho Federal de Medicina (CFM), retirou pena imposta a uma das quatro chapas que concorrem ao Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF).

A Chapa 4 – Movimento: Ciência, Ética e Dignidade foi impedida pela Comissão Regional Eleitoral, do CRM-DF, de fazer qualquer divulgação dos candidatos a conselheiros por 30 dias.

Em recuso deferido nesta segunda-feira (17/7), a Comissão Nacional entendeu que não houve propaganda antecipada pela Chapa 4, portanto, não cabe qualquer punição ao grupo.

A Chapa 1, composta por atuais conselheiros que tentam se reeleger, denunciou a Chapa 4 por fazer propaganda antecipada ao divulgar, em redes sociais, informações sobre a campanha e disponibilizar formulário para receber notícias e apoiar o grupo.

Como as votações ocorrerão em 14 e 15 de agosto, e a campanha só pode ser feita até 24 horas antes das eleições, o grupo teria apenas nove dias para divulgar as propostas para a categoria, caso a decisão da Comissão Regional fosse mantida. Médicos apoiadores da Chapa 4 se queixaram de “mordaça” após a punição.

Segundo a Comissão Nacional, a propaganda antecipada consiste no pedido explícito de votos, o que não ocorreu no caso da Chapa 4.

“A disponibilização de formulário para receber notícias e para se ‘apoiar a formação de uma chapa independente para o CRM-DF em 2023’ não contém pedido explícito de votos, mas tão somente expressa a disponibilização de meios voltados à arregimentação de apoiadores, movimento natural da pré-campanha, inclusive para se medir a viabilidade de uma futura e eventual chapa concorrente”, diz trecho da decisão desta segunda-feira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?