metropoles.com

Conselho de Medicina Veterinária diz que mutirão de castração no DF é irregular

O mutirão Vet Nômade castrou, me média, 80 animais por dia, segundo organizadora. Ela garante que procedimentos foram feitos com segurança

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Facebook
Mutirão de castração no DF
1 de 1 Mutirão de castração no DF - Foto: Reprodução/Facebook

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Distrito Federal (CRMV-DF) fiscalizou um mutirão para castração de animais, realizado nos últimos dias no Varjão, e constatou que o evento é irregular. O Vet Nômade castrou 80 cães e gatos por dia, em média.

A Confederação Brasileira de Proteção Animal é a responsável pelo mutirão que oferece castração animal a baixo custo. O procedimento em cães é feito pelo valor de R$ 130 e, em gatos, R$ 120. O projeto, realizado em parceria com a Administração Regional do Varjão começou no domingo (4/7) e deve terminar nesta quarta-feira (7/7).

Em publicação nas redes sociais, o CRMV-DF disse que “o referido projeto não está registrado no órgão, o que é obrigatório, e descumpre as legislações que tratam do tema, comprometendo, dessa maneira, a saúde e o bem-estar dos animais e da população”. Porém, a organizadora diz que os procedimentos são feitos com segurança.

O conselho enviou uma equipe para fiscalizar o mutirão, na terça-feira (6/7): “A primeira constatação foi que o evento não tinha um projeto registrado e homologado no CRMV-DF, conforme a Resolução CFMV nº 962/2010 e nº 1275/2019 e do CRMV-DF nº 015/2017. A organização do local também não apresentou um médico veterinário responsável técnico pela ação, mas apenas um médico veterinário com registro no estado de São Paulo”.

Segundo o CRMV-DF, a fiscalização emitiu um Termo de Constatação orientando a organização do evento a buscar regularização, apresentando um projeto conforme descrito na legislação.

À coluna, o órgão disse que “as irregularidades podem gerar multa a entidade responsável e abertura de Processo Ético para o profissional que participa da ação”.

3 imagens
CRMV-DF disse que o evento não tem registro. Organizadora disse que castrações foram feitas com segurança
Segundo a organizadora, 80 animais, em média, foram castrados por dia
1 de 3

Mutirão de castração no Varjão

Reprodução/Facebook
2 de 3

CRMV-DF disse que o evento não tem registro. Organizadora disse que castrações foram feitas com segurança

Reprodução/Facebook
3 de 3

Segundo a organizadora, 80 animais, em média, foram castrados por dia

Reprodução/Facebook
O outro lado

Presidente da Confederação Brasileira de Proteção Animal, Carolina Mourão disse à coluna que esse mutirão é um modelo apresentado ao governo federal e que geraria milhares de empregos para veterinários.

Segundo a ativista, foram castrados, em média, 80 animais por dia durante o mutirão e não houve nenhuma intercorrência. “Fizemos com toda a segurança e com anestesia”, afirmou. Carolina contou que foram sorteadas 30 castrações gratuitas para animais que esperam por adoção.

“Esse é um novo mercado que está surgindo. A gente visitou o conselho, submeteu o projeto e ele informou que não havia nenhum problema técnico. Isso é uma guerra de mercado”, disse.

Em nota, a Administração Regional do Varjão afirmou que o mutirão não teve custo para o governo. “A Administração Regional do Varjão esclarece que não se envolveu com arrecadação de dinheiro. A pasta colaborou com a organização, divulgação e espaço para que o Projeto Vet Nômade e Confederação Brasileira de Proteção Animal realizarem a castração dos animais, a preço de custo pelo responsável do animal”, afirmou.

O órgão assinalou que “não houve participação de servidor com qualquer tipo de cobrança”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?