Conselheira que rompeu com gestão da OAB-DF anuncia apoio à oposição
Cristiane Damasceno rompeu com grupo de Délio Lins e Silva Jr. após ser eleita vice-presidente e conselheira federal pela chapa do advogado
atualizado
Compartilhar notícia
A conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Cristiane Damasceno, que rompeu recentemente com o grupo no comando da OAB-DF, mudou de lado. Em evento nessa quinta-feira (6/6), ela anunciou que apoiará a provável candidatura de Cleber Lopes a presidente da seccional distrital.
A advogada atuou como vice-presidente de Délio Lins e Silva Júnior na primeira gestão dele à frente da OAB-DF, de 2019 a 2021. Depois, foi eleita conselheira federal na chapa em que o então aliado concorreu e venceu a reeleição.
Para o pleito de 2024, a tendência é de que Délio e aliados lancem Paulo Maurício Braz Siqueira como candidato ao comando da seccional, o que desagradou Cristiane, que preferiu deixar o grupo.
O anúncio do apoio de Cristiane ao projeto de Cleber Lopes ocorreu durante um encontro de mulheres advogadas organizado pela ex-presidente da OAB-DF Estefânia Viveiros.
Uma das presentes era Thais Riedel, que concorreu à Presidência da OAB-DF nas eleições de 2021, ficou em segundo lugar e, recentemente, também decidiu se unir ao grupo de oposição capitaneado por Cleber Lopes.
“Na última eleição, esse grupo lançou Thais Riedel e, agora, o criminalista Cleber Lopes. O revezamento entre homens e mulheres na cabeça de chapa é uma forma adequada para viabilizar a diversidade. Nesse grupo, a participação feminina foi efetivada. Não é só discurso”, afirmou Cristiane Damasceno.
Participaram do encontro as advogadas Carolina Petrarca, Meire Mota, Leda Bandeira, Angelita Michele, Rayane Duarte, Danielle Cristina de Sousa, Aline Franco, Gabriela Marcondes, Joana Melo, Bárbara Franco, Larissa Mendes, Laura Vieira, Giuliany Mendonça, Sueide Barros, Fernanda Santos, Priscila Alves Leite, Bianca Dantas, Mareska Moreno e Viviane Magalhães.