metropoles.com

Comissão Eleitoral da OAB-DF recebeu 80 impugnações contra chapas

Impugnações envolvem denúncias como propaganda irregular, uso inadequado dos símbolos da OAB e descumprimento das cotas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gustavo Moreno/ Especial Metrópoles
Foto da fachada do prédio da OAB-DF
1 de 1 Foto da fachada do prédio da OAB-DF - Foto: Gustavo Moreno/ Especial Metrópoles

O presidente da Comissão Eleitoral da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), Antonio Alberto do Vale Cerqueira, disse à coluna Grande Angular que o colegiado havia recebido aproximadamente 80 impugnações contra chapas até a mais recente atualização desta reportagem.

As impugnações indicam supostas irregularidades que podem envolver propaganda irregular, uso inadequado dos símbolos da OAB e descumprimento de cotas, por exemplo.

Cerqueira destacou que, agora, o foco da Comissão Eleitoral será a conferência do cumprimento do percentual de cotas das chapas. As regras das eleições da OAB determinam que ao menos 30% das candidaturas de cada grupo sejam de negros, e 50%, de mulheres.

“A fase será de atenção ao percentual de cotas, cujas impugnações serão submetidas à Subcomissão de Heteroidentificação, para posterior julgamento”, afirmou o presidente da Comissão Eleitoral da OAB-DF.

6 imagens
Cleber Lopes, candidato à Presidência da OAB-DF pela Chapa 10
Cris Damasceno é candidata à Presidência da OAB-DF pela Chapa 33
Everardo Gueiros (Vevé), candidato à Presidência da OAB-DF pela Chapa 20
Karolyne Guimarães, candidata à Presidência da OAB-DF pela Chapa 99
Paulo Maurício (Poli), candidato à Presidência da OAB-DF pela Chapa 1
1 de 6

Advogado Antonio Cerqueira é presidente da Comissão Eleitoral da OAB-DF

Reprodução/OAB-DF
2 de 6

Cleber Lopes, candidato à Presidência da OAB-DF pela Chapa 10

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 6

Cris Damasceno é candidata à Presidência da OAB-DF pela Chapa 33

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 6

Everardo Gueiros (Vevé), candidato à Presidência da OAB-DF pela Chapa 20

Wey Alves/Metropoles@weyalves_
5 de 6

Karolyne Guimarães, candidata à Presidência da OAB-DF pela Chapa 99

Divulgação/Frederico Gomes
6 de 6

Paulo Maurício (Poli), candidato à Presidência da OAB-DF pela Chapa 1

BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BRENOESAKIFOTO

Cerqueira acrescentou que, até o momento, as transgressões eleitorais comunicadas à comissão “são normais à disputa eleitoral”. “As chapas têm mantido, até o momento, uma disputa no alto nível que deve nortear as eleições da classe dos advogados”, avaliou.

As eleições de 2024 da OAB-DF estão marcadas para 17 de novembro, quando cerca de 41 mil advogados votarão virtualmente para presidente, vice-presidente e demais cargos de gestão da seccional.

Nesta terça-feira (5/11), a partir das 19h30, o Metrópoles promoverá um debate com transmissão ao vivo pelo canal do portal no YouTube. O evento conta com patrocínio do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP).

Chapas

Cinco chapas concorrem ao comando da OAB-DF, instituição que representa mais de 50 mil advogados ativos e que conta com um orçamento anual de, aproximadamente, R$ 40 milhões.

A Chapa 20, Coragem para Mudar, tem Everardo Gueiros, o Vevé, como candidato a presidente. O advogado é especialista em direito processual civil e eleitoral. Ele atuou como conselheiro da OAB em Pernambuco (OAB-PE) e presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA-DF) entre 2010 e 2012. Também foi desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da capital do país (TRE-DF) de 2016 a 2018 e secretário de Projetos Especiais do DF.

Assista à entrevista de Vevé ao Metrópoles:

A Chapa 1, OAB para Todos, tem Paulo Maurício, o Poli, como candidato à presidência. Ele foi tesoureiro da OAB-DF entre 2019 e 2021 e, atualmente, é secretário-geral da seccional, cargo do qual se afastou para concorrer à eleição. Com pós-graduação e mestrado em direito tributário, área na qual atua como advogado e professor universitário, ele tem apoio do atual presidente da Ordem no Distrito Federal, Délio Lins e Silva Júnior.

Assista à entrevista de Poli ao Metrópoles:

A Chapa 10, Ordem com + Voz, é comandada por Cleber Lopes. Ele é pós-graduado em direito público e atua como advogado criminalista. Foi professor de direito penal e processo penal por 14 anos, além de conselheiro da OAB-DF, de 2007 a 2009. Também presidiu a 1ª Turma do Tribunal de Ética da seccional e atuou como desembargador no Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) de 2012 a 2015.

Assista à entrevista de Cleber Lopes ao Metrópoles:

A Chapa 33, Inovar a Ordem, tem a advogada Cris Damasceno como candidata à presidência. Ela é pós-graduada em direito processual penal e tem mestrado em direito constitucional. Atualmente, é conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada. Na gestão de 2019 a 2021, atuou como vice-presidente da OAB-DF.

Assista à entrevista de Cris Damasceno ao Metrópoles:

A Chapa 99, A OAB que Eu Preciso, é liderada por Karol Guimarães. Ela atua como advogada criminalista e tem especialização em gestão de processos acadêmicos. Professora de processo penal e de direito da família, foi administradora regional de Taguatinga e subsecretária de Infraestrutura da Saúde do Distrito Federal.

Karol Guimarães será entrevistada pelo Metrópoles nesta segunda-feira (4/11).

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?