metropoles.com

Comissão aprova fim da lista tríplice em eleições de reitores

No lugar da lista tríplice, passarão a ser encaminhados ao Ministério da Educação apenas os nomes eleitos pela comunidade acadêmica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
UnB - Metrópoles
1 de 1 UnB - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na manhã desta quarta-feira (18/10), o relatório que prevê o fim da lista tríplice em eleições de reitores das universidades federais. Agora, o texto segue para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O texto é de autoria do deputado Patrus Ananias (PT-MG). Segundo a proposta, no lugar da lista tríplice, passarão a ser encaminhados ao Ministério da Educação apenas os nomes do reitor e do vice-reitor eleitos pela comunidade acadêmica.

Márcia Abrahão, reitora da Universidade de Brasília (UnB), também é presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e comemorou a aprovação inicial do texto.

“Essa decisão faz com que as universidades tenham, de fato, a autonomia para escolher o reitor ou reitora. É uma grande vitória, especialmente por tudo que passamos nos últimos anos”, celebrou.

A proposta recebeu o apoio da Andifes e já havia sido apresentada pela entidade ao ministro da Educação, Camilo Santana, ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, além de ter sido amplamente debatida com parlamentares e com entidades representativas da Educação.

O texto ainda será votado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e, sendo aprovado, segue para o Senado Federal, sem a necessidade de passar pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Como funciona a lista tríplice

De acordo com a atual norma, o reitor e o vice-reitor de uma universidade mantida pela União, qualquer que seja a sua forma de constituição, serão nomeados pelo Presidente da República.

O chefe do Executivo escolhe entre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo de cada instituição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?