Começam eleições da OAB-DF. Advogados podem votar até as 18h
A advocacia brasiliense escolherá, neste domingo (21/11), o presidente e líderes da OAB-DF para os anos de 2022, 2023 e 2024
atualizado
Compartilhar notícia
As eleições para o comando da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) começaram às 10h deste domingo (21/11). A votação on-line se estende até as 18h. Os eleitos comandarão a OAB-DF pelo próximo triênio, de 2022 a 2024.
Para votar, o advogado deve estar com a inscrição na OAB-DF ativa e em dia com as contas da entidade.
Confira o passo a passo para votar nas eleições da OAB-DF:
- A partir das 10h de 21 de novembro, o advogado deve acessar o site eleicoesoabdf.org e informar o CPF para identificação
- Em seguida, deve usar dois fatores combinados, entre quatro disponíveis. Ele poderá escolher entre o envio de senha para e-mail cadastrado; envio de senha via SMS para o celular; código de segurança da carteira da OAB; ou reconhecimento facial por biometria facial
- Caso o eleitor tenha alguma dificuldade, pode procurar um dos quatro pontos físicos para votar em um dos computadores disponibilizados pela Comissão Eleitoral. Os locais são: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), na Asa Sul; Subseção de Sobradinho; Subseção do Gama; e Subseção de Taguatinga.
Os candidatos a presidente da OAB-DF são, por ordem alfabética: Délio Lins e Silva Júnior, Evandro Pertence, Guilherme Campelo, Renata Amaral e Thais Riedel.
Veja perfil dos cinco candidatos a presidente da OAB-DF
Veja como foi o debate dos candidatos a presidente da OAB-DF
Expectativa
Atual presidente licenciado e candidato à reeleição, Délio Lins e Silva Júnior disse que a expectativa para este domingo “é a melhor possível”. “Tenho certeza de que a advocacia vai reconhecer o trabalho de três anos muito bem feito. A cereja no bolo é a eleição on-line, por meio da qual todas as advogadas e advogados vão poder votar na comodidade de onde estiver, sem se submeter ao abuso de poder econômico que sempre foi o dia da votação na OAB-DF”, disse à coluna.
Evandro Pertence afirmou estar confiante. “A expectativa é de vitória. Nós fizemos o melhor projeto para a Ordem, fizemos a chapa mais inclusiva, cumprimos as cotas e cumprimos com a paridade de gênero. Nós andamos por Brasília inteira, conhecemos todo o DF, todas as subseções e fomos ao Entorno. Temos uma chapa extremamente representativa. Vamos com tudo”, declarou.
Guilherme Campelo se dirigiu a um dos quatro pontos de votação disponíveis neste domingo. Ele foi ao Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) acompanhado da candidata a vice, Deborah Brito. À coluna, Campelo disse: “Estou confiante. Queremos a renovação verdadeira na OAB-DF”.
Renata Amaral afirmou esperar que o dia seja tranquilo para a advocacia. “A nossa expectativa é de que as eleições transcorram bem, sem baixaria e tentativa de fraude. E, segundo, que a gente vire esse jogo, porque nós entendemos que a advocacia acordou”, disse.
Thais Riedel votou on-line às 10h. “Acabo de realizar meu voto para resgatar o respeito à OAB-DF, para fazer dela, novamente, a casa de todas as advogadas e advogados”, declarou. Evandro Pertence também votou de forma on-line, por volta de meio-dia.
Apoiadores de Délio e Thais se reúnem para boca de urna do lado de fora do IDP, um dos quatro pontos de apoio para quem tiver dificuldade de concluir o voto de casa. No local, integrantes das chapas usam as cores de características de cada grupo: laranja, do Délio, e verde, da Thais.