metropoles.com

Comandante da PM vai cair, e delegado-geral da PCDF, Robson Cândido, fica no cargo

Elogiado pelo ministro Paulo Pimenta, Cândido é visto com bons olhos pelo governo federal. Mas situação do comandante da PM é insustentável

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Robson Cândido
1 de 1 Robson Cândido - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Com a intervenção do governo federal na segurança do DF e o afastamento do governador Ibaneis Rocha pelo prazo de 90 dias, há uma grande incógnita sobre quais serão os rumos dos comandos das polícias do Distrito Federal.

Segundo a coluna apurou, o delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido (foto em destaque), deve ser mantido no cargo. Durante os momentos mais tensos vividos no domingo (8/1), após manifestantes extremistas invadirem as sedes dos Três Poderes da República, Robson manteve uma postura colaborativa, segundo avaliação de integrantes do governo federal.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, chegou a elogiar publicamente a atuação de Robson. “O delegado Robson, da Polícia Civil do DF, tem tido uma postura muito correta desde o início deste processo”, disse Pimenta em entrevista à Globonews.

Desde o início das manifestações, ele ofereceu apoio e se comprometeu a ajudar no processo de apuração das responsabilidades. Tudo alinhado com o próprio Ibaneis Rocha, com quem tem relação próxima e de confiança.

2 imagens
Robson Cândido, ex-delegado-geral da Polícia Civil do DF
1 de 2

Ex-comandante-geral da PMDF, coronel Fábio Augusto

Breno Esaki/Especial Metrópoles
2 de 2

Robson Cândido, ex-delegado-geral da Polícia Civil do DF

Igo Estrela/Metrópoles

PMDF

O comando da Polícia Militar do DF, no entanto, terá destino diferente. Haverá a substituição do comandante, e o interventor Ricardo Capelli já busca um nome adequado para a nomeação, que deve ocorrer a qualquer momento.

As responsabilidades serão apuradas em inquérito aberto com esta finalidade. Mas há consenso de que o comando da PMDF e vários integrantes da corporação deixaram de cumprir suas funções motivados ideologicamente.

Diante do entendimento, tornou-se insustentável a permanência do coronel Fábio Augusto Vieira.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?