metropoles.com

Com surto de gripe em crianças, GDF abriu 43 leitos. Ocupação é de 100%

A Secretaria de Saúde do DF informou que há previsão de abertura de mais leitos para atender crianças ao longo da próxima semana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Vice-governador Paco Britto entrega oito leitos da UTI neonatal do HMIB
1 de 1 Vice-governador Paco Britto entrega oito leitos da UTI neonatal do HMIB - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Diante de um surto de gripe entre crianças, o Governo do Distrito Federal abriu 20 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e mais 23 de enfermaria pediátrica ao longo do mês de março.

A taxa de ocupação dos leitos pediátricos e neonatais estava em 100% e 97,53%, respectivamente, às 17h55 deste sábado (1º/4), segundo dados da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Não há, contudo, a confirmação do motivo da internação das crianças, portanto, não é possível afirmar quantas foram infectadas com o vírus influenza. Veja abaixo:

Balanço Ocupação leitos UTI DF SES

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que abriu, durante o mês de março, cinco leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), dez no Hospital da Criança de Brasília (HCB) e cinco no Instituto Hospital de Base (IHBDF).

Também foram criados 14 leitos de enfermaria para internação pediátrica no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) para atender a sazonalidade das infecções; mais quatro no Hospital da Região Leste (HRL), que fica no Paranoá; três no Hospital Regional de Brazlândia (HRBz); e dois no HRT.

A pasta informou que o HRT deve abrir mais nove leitos de enfermaria pediátrica, que, atualmente, passam por adequação. “Também há previsão de abertura de mais leitos no HRL e no Hospital Regional de Sobradinho (HRS)”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde, há 21 leitos de retaguarda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Maria. Até esta quarta-feira (5/4), mais seis unidades devem ser abertas no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM).

A pasta informou que, em paralelo, devem ser integrados à rede pública 10 leitos de UTI de hospitais particulares.

“Atualmente, são 94 leitos de UTI pediátrica e 221 leitos de enfermaria pediátrica, disponíveis na rede pública de saúde do Distrito Federal. Todos equipados e com equipes especializadas de alta performance, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, além do suporte nutricional, psicológico e de serviço social”, disse a pasta.

“Muito grave”

Neste sábado, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), disse que o surto de gripe em crianças “é muito grave”. A coluna solicitou à Secretaria de Saúde os dados atualizados de crianças infectadas, mas a pasta informou que as informações sobre diagnósticos de doenças só podem ser consultados na segunda-feira (3/4).

“Estamos vivendo período muito grave no Distrito Federal por conta desse surto da gripe que tem pego muitas crianças, principalmente. A gente já fez, via Secretaria de Saúde, contratação de várias unidades de tratamento intensivo para esse grupo das crianças que está sendo mais acometido por essa doença e a gente está junto trabalhando firme com a Secretaria de Saúde e o Iges para atender a população”, afirmou Ibaneis.

Como o vírus tem se espalhado principalmente entre bebês, a Secretaria de Saúde adiantou o início da vacinação contra influenza para crianças de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias.

Na sexta-feira (31/3), a pasta percorreu 21 creches para fazer a imunização. Neste sábado (1º), a vacinação ocorre em locais públicos e, a partir de segunda, será feita na rede de Unidades Básicas de Saúde (UBS). Veja os endereços aqui.

Um recém-nascido morreu e outras seis crianças foram internadas com síndrome gripal. Todas estavam no abrigo Padre Cícero, em Taguatinga, antes de serem levadas ao hospital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?