Com restrição em bares, taxa de transmissão da Covid-19 cairá no DF, diz secretário
Bares e restaurantes do Distrito Federal devem encerrar as atividades às 23h, conforme determinação do governo local
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, disse, nesta terça-feira (22/12), que a taxa de transmissão do novo coronavírus saiu de 1,3 e chegou a 0,89 nesta semana. A queda foi registrada após a determinação de que bares e restaurantes devem fechar às 23h. O ideal é o índice, que aponta a capacidade de contaminação por pessoas, ficar abaixo de 1.
O consumo de bebida alcoólica e a permanência por mais tempo dentro dos estabelecimentos provocam descaso em relação ao uso da máscara e ao distanciamento social, segundo Osnei. “As pessoas também acabam compartilhando copos e instrumentos como narguilés, elevando a disseminação do vírus”, afirmou.
A Vigilância Sanitária autuou 300 bares e interditou mais de 50 por não cumprirem a restrição de horário. O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), decretou que os bares e restaurantes deverão encerrar as atividades às 23h, a partir de 1º de dezembro. A medida, contudo, não terá validade nos dias 24 e 31 de dezembro, véspera do Natal e Ano-Novo, respectivamente.
Vacinação
Nesta terça-feira, Osnei também comentou, novamente, sobre a vacinação contra a Covid-19. Segundo o secretário, as características geográficas da capital federal tornam mais fácil o trabalho de imunização, previsto para ocorrer em 2021.
“Vamos disponibilizar a vacina, e temos toda uma logística preparada. Aqui, no DF, as regiões administrativas têm, no máximo, 60 km de distância, o que facilita o trabalho, diferentemente de outras unidades da Federação”, avaliou.
De acordo com o gestor, algumas localidades brasileiras exigem barcos para locomoção, fato que dificuldade a distribuição da vacina.
Osnei informou que a vacinação contra a Covid-19 será semelhante à campanha de combate ao vírus influenza: “A diferença é que vamos precisar de uma organização maior para evitar aglomeração e oferecer com segurança a vacinação a todos os nossos brasilienses e moradores do Entorno”, ressaltou.
O Plano Distrital de Vacinação contra a Covid-19, apresentado na sexta-feira (18/12) pelo governo local, prevê quatro etapas de imunização, exatamente como definido pelo Ministério da Saúde. No total, 678.750 pessoas devem receber a vacina no DF. Trabalhadores da saúde e idosos acima de 75 anos serão os primeiros, seguidos de pessoas com idade entre 60 e 74 anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, 1,5 mil profissionais estarão envolvidos na vacinação e 150 veículos distribuirão as doses quando os itens estiverem disponíveis.