metropoles.com

“Com aumento da vacinação, devemos ter festas de Natal e Réveillon”, diz Ibaneis

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que ele e a equipe do GDF analisam o cenário da pandemia diariamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo EBC
Reveillon Esplanada
1 de 1 Reveillon Esplanada - Foto: Arquivo EBC

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o Distrito Federal deve promover festas públicas de Natal e Réveillon neste ano, a partir do avanço da imunização da população contra a Covid-19. A informação foi confirmada pelo próprio chefe do Executivo local à coluna Grande Angular, nesta terça-feira (5/10).

“Estamos analisando, dia a dia. Mas, com o aumento da vacinação, devemos realizar as festas”, disse Ibaneis, em relação aos eventos de fim de ano.

No total, 85,86% (2.213.705) de pessoas com 12 anos ou mais receberam a primeira dose de algum imunizante contra o novo coronavírus no DF. O dado engloba o início da vacinação, em 19 de janeiro, até a última segunda-feira (4/10). Do público-alvo (a partir de 12 anos), 49,67% (1.222.941) já tiveram acesso à segunda dose ou à aplicação única na capital do país.

Em 2020, Ibaneis cancelou as festas de Natal e Réveillon, em razão do agravamento da pandemia. A vacinação contra a Covid-19 no Brasil só começou no primeiro mês de 2021.

Apesar de já haver uma perspectiva sobre a realização das festas de Natal e Réveillon na capital do país, que ocorrem daqui a pouco mais de dois meses, ainda não há uma definição do GDF sobre o Carnaval de 2022.

O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, adiantou ao repórter Francisco Dutra, do Metrópoles, que a pasta não trabalha com a possibilidade de ocorrer a celebração no próximo ano. De acordo com Rodrigues, é inviável estabelecer protocolos de segurança sanitária durante os dias de folia. “É impossível dizer que vai ser com refrigerante, suco de laranja e que ninguém pode beijar”, afirmou o titular da pasta distrital.

Embora a imunização da população esteja avançada, a situação da pandemia de Covid-19 ainda desperta alertas. No último fim de semana, o governador do DF demonstrou preocupação com o aumento da taxa de transmissão, que chegou a 1,14 no domingo (3/10). Esse índice significa que 100 infectados contaminam outras 114 pessoas.

“Estamos muito preocupados e acompanhando isso bem de perto. O secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, avalia a conjuntura junto às equipes”, disse Ibaneis à época.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?